Pará poderá ter mais duas universidades federais

7 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Pará poderá ganhar mais duas universidades federais, uma na região Oeste e outra no Sul no Estado. O pedido de criação das duas instituições foi formalizado ontem pela governadora Ana Júlia Carepa em reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, no Palácio do Planalto.

No encontro com a ministra, Ana Júlia Carepa ressaltou que assumiu o Governo do Estado do Pará com vários compromissos, principalmente, o de instituir um novo modelo de desenvolvimento para a região, baseado na melhor utilização dos recursos naturais.

Para isso, destacou a governadora, é necessário criar estruturas de produção de ciência, tecnologia e inovação e também melhorar a qualidade do corpo docente das instituições de ensino e pesquisa, de forma a viabilizar a implantação de um sistema regional de inovação.

A governadora do Pará também protocolou no Palácio do Planalto outra reivindicação: a solução para os seguidos prejuízos do Banco do Estado do Pará (Banpará) com títulos do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS).

De acordo com Ana Júlia Carepa, os estados que optaram por manter seus bancos públicos, contra a política de privatização do governo Fernando Henrique, foram punidos.

No final dos anos 90, lembra a governadora, os bancos privatizados trocaram os ativos de FCVS/CVS por títulos públicos federais, sem deságio. Esses títulos rendem a taxa Selic, enquanto os títulos do FCVS rendem TR mais 4,2% ao ano.

O Banpará tem em carteira R$ 250 milhões em títulos do FCVS, que causam prejuízo anual de R$ 18 milhões ao estado. Isso porque esses títulos rendem TR mais 4,2% enquanto o custo de captação é de 13% (taxa Selic).

A reivindicação do Governo do Estado do Pará é que esses títulos sejam transferidos para a União em troca de outros títulos de elevada liquidez. Outra sugestão da governadora é que o Estado possa comprar esses títulos e utilizá-los no pagamento de dívidas, ou que a União negocie com instituições multilaterais a captação de recursos à mesma taxa dos ativos do FCVS.

Fonte:Diário do Pará