Parceiro do Crea-MT reedita gibi institucional
3 de setembro de 2015, às 18h53 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Na matéria da semana a equipe da TV Crea-MT foi conhecer a história em quadrinhos que explica de forma lúdica a missão do TCE-MT de realizar o controle externo das contas publicas, bem como a importância do cidadão em acompanhar, fiscalizar e cobrar os gestores publicos
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) apresenta a 5ª edição do gibi “Uma Lição de Cidadania”. Um produto que completa 10 anos de existência, com 100 mil exemplares publicados o gibi possui o registro editorial na Fundação da Biblioteca Nacional. O gibi do TCE é um canal democrático de comunicação que busca atender ao publico jovem, fomentando a conscientização e o desenvolvimento de valores fundamentais, como a ética, civilidade e consciência cidadã.
“O gibi – Uma Lição de Cidadania, foi lançada no dia 31 de outubro de 2003, na comemoração dos 50 anos da criação do Tribunal de Contas de Mato grosso e logo de imediato foram impressos 50 mil exemplares e distribuídos para todas as escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio e também em órgãos públicos municipais, estaduais e federais de Cuiabá e Várzea Grande”, explica Cassyra Vuolo, assessora de articulação institucional e desenvolvimento da cidadania do TCE-MT.
A história em quadrinhos explica de forma lúdica a missão do Tribunal de realizar o controle externo das contas publicas, bem como mostra a importância do cidadão em acompanhar, fiscalizar e cobrar dos gestores ações de politicas publicas mais eficientes e eficazes.
De acordo com Cassyra no interior de Mato grosso, inclusive as escolas públicas dos municípios de Juara e Poxoréu desenvolveram trabalhos com o gibi respectivamente, em forma de projeto de leitura e como conteúdo transversal em matérias curriculares do 9º ano escolar. “Por isso, acreditamos que esta peça publicitária pode contribuir com o aperfeiçoamento democrático do Brasil, ao formar jovens conhecedores de seus direitos e deveres, sobre tudo, atuantes em ações que possam suscitar em benfeitorias pra a sociedade”, pontua a assessora.
Confia aqui a reportagem feita pela equipe do Crea na TV.