Petrobras e ONGC fazem um acordo para exploração de gás

5 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, assinou ontem, em Nova Delhi, acordo de parceria com a companhia ONGC, maior empresa indiana de petróleo e gás. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da empresa, o acordo, que também envolve a ONGC Videsh Limited (OVL), braço internacional daquela companhia, prevê que sejam operados seis blocos exploratórios em águas profundas, dos quais três no Brasil e três na Costa Leste da Índia.

No Brasil, os blocos estão localizados no Maranhão, na Bacia de Sergipe-Alagoas, e na Bacia de Santos. Na Índia, os blocos a serem explorados ficam nas bacias de Krishna Godavari, Mahanadi e Cauvery. Todos são em águas profundas e será perfurado pelo menos um poço em cada bloco.

A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e do primeiro ministro da Índia, Manmohan Singh. Também participaram da solenidade os diretores da Petrobras Nestor Cerveró, da Área Internacional (ANI), e Guilherme Estrella, de Exploração e Produção (E&P), os gerentes executivos Francisco Nepomuceno, de Exploração e Produção, e Samir Passos Awad, da Área Internacional (América, África e Eurásia).

O acordo prevê, também ações com destaque para exploração e produção no mar na Índia, no Brasil e em outros países. A ONGC produz cerca de 600 mil barris de petróleo e 70 milhões m3 de gás natural por dia e tem procurado diversificar a atuação com investimentos em outros países.

Recentemente, adquiriu 15% de participação nos campos de Ostra, Abalone, Argonauta e Nautilus, na Bacia de Campos, operados pela Shell, nos quais a Petrobras participa com 35%.

Fonte:Gazeta Digital