Petrobras não cumpre a meta de produção de gás

8 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A Petrobras não está cumprindo as metas fixadas para a produção doméstica de gás natural. O volume oferecido ao mercado este ano, de janeiro a setembro, atingiu 26,6 milhões de metros cúbicos por dia, 22% abaixo dos 34,1 milhões previstos para 2007 no plano estratégico da estatal para 2007/11. Esse volume também é inferior aos 27,5 milhões de metros cúbicos disponibilizados no mesmo período do ano passado, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O descumprimento da meta é explicado pelo aquecimento da indústria de petróleo e gás natural. Com o petróleo em alta, aproximando-se dos US$ 100 por barril, as empresas aceleram o desenvolvimento de novos campos de produção. O resultado é a dificuldade de contratar serviços e equipamentos para novos projetos, que ficam mais caros. Entre os analistas, considera-se ainda que a preocupação com a auto-suficiência na produção de petróleo deixou o aumento da produção de gás em segundo plano.

O diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrella, disse ao Valor, por meio da assessoria de imprensa, que em setembro e outubro foram entregues 27,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Ele reconheceu que a empresa enfrentou problemas operacionais em grandes plataformas produtoras de gás, como a P-43, P-48 e P-50. Segundo Estrella, os problemas na P-43 foram resolvidos, enquanto que na P-48 e P-50 – a plataforma símbolo da auto-suficiência – todas as questões pendentes estarão equacionadas até o fim do mês. Ele acrescentou que já estão em produção ou fase final de instalação os projetos de produção de Manati, Golfinho (módulo dois), Peroá-Cangoa (fase dois) e das plataformas P-52 e P-54, no campo de Roncador, na Bacia de Campos (RJ).

Estrella também previu que a conclusão da infra-estrutura do gasoduto Cacimbas-Vitória-Cabiúnas, prevista para dezembro, vai permitir aumento na entrega de gás natural.

Observadores do setor acreditam que a situação atual mostra que será muito difícil cumprir as metas do Plano de Aceleração da Produção de Gás (Plangás), lançado em 2006, que prevê ampliar a produção no Sudeste para 49,4 milhões de metros cúbicos por dia já em 2008.

Fonte: Valor On-Line.