PIB dos EUA cresce 0,6% no 1º trimestre, pior resultado desde 2002
4 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA registrou crescimento de 0,6% no primeiro trimestre deste ano, menor índice desde o quarto trimestre de 2002, quando a expansão da economia do país foi de apenas 0,2%, informou nesta quinta-feira o Departamento do Comércio.
A estimativa divulgada hoje ficou abaixo da metade da que havia sido divulgada no fim de abril, 1,3%. Também ficou abaixo do esperado pelos analistas –que previam uma revisão para baixo, porém menor, para 0,8%.
As importações tiveram crescimento de 5,7% no período (contra 2,3% da estimativa anterior), enquanto as exportações tiveram recuo menor que o previsto, de 0,6% –contra o 1,2% da previsão inicial.
O deflator (fator de correção de preços pagos pelo consumidor exceto alimentos e energia) atrelado à medida dos gastos dos consumidores americanos teve alta de 4%.
O setor imobiliário teve desempenho negativo no primeiro trimestre, com uma retração de 15,4% nos gastos com construções residenciais. O dado, no entanto, mostrou ligeiro avanço em relação à estimativa inicial divulgada em abril, que mostrava uma retração de 17%. O primeiro trimestre deste ano foi o sexto consecutivo de queda no setor.
Fonte:Olhar Direto