Plenária de setembro destaca lançamento de livro promovido pela GEOCLUBE
17 de setembro de 2024, às 13h46 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
A sessão plenária de setembro, realizada na última quinta-feira (12), destacou o lançamento do livro A Geologia e a Gemologia do Diamante – Uma Visão Multidisciplinar, promovido pela Associação dos Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), viabilizada por meio do Edital de Chamamento Público n. 001/24.
Durante a sessão, foram julgados 20 processos de infração à legislação, 02 decisões referente a processos de registros de pessoa física e jurídica, apresentação de demonstrativos contábeis pela Comissão de Orçamento e Tomada de Contas-COTC e apresentação de relatoria de participação em eventos técnicos pela Mútua. A mesa diretora do Crea-MT foi composta pela 1° vice-presidente, eng. agrônoma Lys Sueli Barco, 2º vice-presidente eng. agrônomo Márcio Eduardo Forti, diretor administrativo eng. civil Heitor Ribeiro Teixeira, vice-diretor administrativo eng. florestal André Luís Torres Baby, e o diretor financeiro eng. civil Darci Lovato.
O livro, escrito pelos especialistas Marcus Vinicius Dutra de Magalhães, gemólogo e geólogo, e Thiago Araujo Scherer, gemólogo, foi classificado no Prêmio Jabuti Acadêmico 2024, entre as 10 obras no Eixo: Ciência e Cultura, Categoria: Geografia e Geociências, pela Câmara Brasileira do Livro, recebendo o selo de finalista da premiação. A obra multidisciplinar aborda a formação e características dos diamantes, com um enfoque nos diamantes da região de Torixoréu, em Mato Grosso, às margens do Rio Araguaia.
A apresentação do livro para os participantes do evento foi conduzida pelo fundador e diretor presidente da Cooperativa Brasileira de Diamantes (CBD), Ivo Silveira da Rosa, que dedica-se ao garimpo de diamantes desde meados da década de 1970. A CBD atua há 16 anos na região onde os diamantes receberam destaque especial na publicação.
A diretora financeira do GEOCLUBE, Daiane Brum comenta que o livro aborda a fluorescência nas amostras, uma característica frequentemente mal compreendida no mercado diamantífero. “Destinado a entusiastas e especialistas em diamantes, o livro abrange diversas áreas do conhecimento. Propõe-se também a ser um recurso educacional, oferecendo material didático para estudantes de graduação e profissionais das áreas de Gemologia, Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia de Minas e áreas afins, assim como para alunos de cursos técnicos na área de mineração”, comenta Daiane.
Segundo a presidente interina da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) e presidente da Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), Sheila Klener, o livro é essencial para geólogos, gemólogos, engenheiros de minas e outros profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos sobre a geologia e a gemologia do diamante.
“Um livro como esse é de suma importância para entender o histórico da formação dos diamantes, e como o estado de Mato Grosso foi colonizado, partindo da exploração mineral. O próprio hino do estado cita ‘o diamante sorri nas grupiaras’. Saber que o livro concorreu ao prêmio Jabuti nos deixou muito orgulhosos e com a certeza que a Febrageo e todas as entidades de geologia do país estão contribuindo para o desenvolvimento acadêmico, científico e geológico do país”, ressalta Sheila.
O evento contou com o apoio do Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE). O presidente da ABGE, Fábio Soares Magalhães, comentou que apesar de não ser um campo trabalhado no cotidiano da associação, acreditam e incentivam a escrita, para que o conhecimento fique disponível para todos. “É com grata satisfação que contamos com mais este livro publicado pela nossa associação e temos certeza de que os sócios estão sendo agraciados com uma excelente publicação na área de gemologia dos diamantes e sua interação com a Geologia e Engenharia”, diz.
Acesse a Galeria de Fotos do evento aqui
Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Igor Bastos.