Plenária do Crea-MT celebra os 276 anos do Mato Grosso
10 de maio de 2024, às 11h58 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Com uma homenagem aos 276 anos da criação do estado de Mato Grosso, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) realizou na última quinta-feira (9), sua Sessão Plenária. Durante a sessão, conduzida pelo presidente do Conselho, eng. civil Juares Samaniego, os conselheiros presentes apreciaram 44 processos de infração a legislação profissional. A mesa diretiva foi composta pela 1ª vice-presidente eng. agr. Lys Sueli Barco Hernandes de Moraes, 2º Vice-Presidente, Eng. Agr. Márcio Eduardo Forti Ribeiro de Andrade, Vice-Diretor Administrativo, Eng. Ftal. André Luís Torres Baby, Diretor Financeiro, Eng. Civ. Darci Lovato e pelo Vice-Diretor Financeiro, Eng. Amb. Tiago André da Silva.
Antes da plenária, o diretor financeiro Darci Lovato conduziu o Workshop “Diretrizes para Preenchimento do Plano de Trabalho – Planejamento e Orçamento 2025, atendendo a Decisão de Diretoria 025/2024. O evento realizado no Plenário do Crea-MT orientou os coordenadores de câmaras especializadas do Crea-MT sobre o planejamento plurianual e a gestão orçamentária do Sistema Confea/Crea, conforme determina a Resolução 1138/2023 do Confea. Segundo Lovato, o evento foi importante para o melhor planejamento financeiro dos recursos utilizados pelas câmaras especializadas, que possuem orçamento próprio. As câmaras especializadas são os órgãos decisórios e tem por finalidade apreciar e decidir sobre os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para o aperfeiçoamento das atividades do Conselho Regional, constituindo a primeira instância de julgamento de infrações.
O coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-MT e presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Mato Grosso, Luiz Henrique Vargas, agradeceu ao presidente do Crea-MT pelo apoio dado a entidade para a realização da cerimônia de posse da nova diretoria gestão 2024/2026, realizada pouco antes da Plenária no novo auditório Sara Attílio Caporossi. “Fiquei bastante emocionado em tomar posse num auditório lotado, com a presença de pessoas ilustres, demonstrando que as entidades de classe do nosso estado estão cada vez mais valorizadas”, expressou. A vice-presidente da AEA-MT, Lys Moraes, também ressaltou o apoio dado pelo presidente Juares e aos funcionários do Crea-MT.
A presidente da Abenc-MT, eng. civil Rejane Scaravelli informou que o 29º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis (CBENC), organizado pela Abenc Nacional será realizado entre os dias 19 e 21 de junho, na cidade de Curitiba, na sede do Instituto de Engenharia do Paraná. O evento é uma oportunidade única para engenheiros civis, profissionais da área e estudantes se reunirem para compartilhar conhecimento, discutir as últimas tendências e promover o desenvolvimento da engenharia civil no Brasil.
Já a coordenadora da Câmara Especializada de Mecânica, Metalurgia, Geologia e Minas, geóloga Sheila Klener que também coordena o Programa Mulher do Crea-MT, convidou todas as conselheiras para participar do evento que será realizado no próximo dia 17 de maio, na sede do Crea-MT em comemoração ao Dia das Mães.
O presidente da Associação Matogrossense de Engenharia de Segurança do Trabalho, eng. elétrica. e eng. seg. trab. Frederico Mansur, convidou os profissionais a participarem do workshop sobre o processo de atualizaçao das Normas Regulamentadoras, que será realizado pela entidade no próximo dia 28 de maio, no município de Sinop. Na oportunidade agradeceu ao apoio do Crea-MT e do presidente Juares para a realização da atividade, que será gratuita e contará com a presença de especialistas de todo o país.
Texto: Felipe Pasqualini. Fotos: Igor Bastos