Plenária mista do Crea-MT aprova projetos relativos ao Prodesu e edital de seleção pública

14 de junho de 2021, às 16h27 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Durante a sessão plenária Ordinária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), realizada no dia 10 de junho de forma mista com 50% da participação dos conselheiros de forma presencial e 50% virtual, foram aprovados projetos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua (Prodesu), o Edital de seleção pública para projetos de patrocínio do Crea-MT referente ao exercício 2021. A sessão plenária foi conduzida pelo presidente, engenheiro civil Juares Samaniego, que juntamente com a diretoria e o pleno, aprovaram o Programa de Recuperação de Créditos Fiscais e Tributários (REFIS) 2021 e da prestação de contas do mês de fevereiro deste ano. Na oportunidade foram julgados 61 processos de Auto de Infração à legislação.

Com relação ao edital de Chamamento público aprovado, a 1º Vice-presidente do Crea-MT, engenheira civil Marciane Prevedello Curvo, explicou   que o valor do chamamento público está em R$300 mil, dividido em dois ciclos de R$ 150 mil cada. As entidades de classe terão que entregar as documentações estabelecidas ao Conselho, onde os responsáveis pelas entidades serão auxiliados pelo Crea-MT.

“ As Associações e Sindicatos de profissionais do Crea Mato Grosso precisam entrar com os projetos   para dessa forma esses recursos serem utilizados para levar o nome do Regional para o interior. No momento poderão ser feitos dois eventos e duas publicações. Ou seja, cada entidade de classe pode fazer quatro projetos”, disse Marciane.

Nos assuntos diversos, o  presidente Juares Samaniego  destacou a importância da “Operação Loteamento Irregular”   realizada  no município de  Sinop nos dias 08, 09, 10 e 11 de junho, pela Fiscalização Preventiva Integrada(FPI),  coordenada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de  Mato Grosso (Crea-MT)  em parceria com o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (Cau-MT), Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso (Creci-MT), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBM-MT), Polícia Militar (PM -MT), Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Prefeitura de Sinop e o Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano de Sinop (Prodeurbs), que teve  como objetivo fiscalizar   empreendimentos imobiliários de chácaras no município de Sinop.

Na palavra livre, a diretora-administrativa da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-MT), Suzan Lannes, falou sobre alguns benefícios,  como Tecnoprev, que propõe taxa   de carregamento zero, administrado pela BBprevidência, Resgate à  vista ou recebimento em forma de aposentadoria, Plano individual, onde cada participante possui uma conta individual segregada do patrimônio dos outros participantes, contribuição Básica e Eventual, saldo de Previdência acumulado é revertido aos beneficiários, portabilidade, Investimentos, flexibilidade , na qual o plano permite a suspensão ou alteração de valor de contribuição, tanto para mais quanto para menos, respeitando o valor mínimo  de contribuição, além de mostrar  algumas simulações de desconto para o mutualistas e o clube de vantagens,  que traz  uma série de benefícios para os associados em diversas categorias.

 

Texto: Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR), Fotos: Igor Bastos