Prazo para plantio da soja em MT acaba nesta quinta-feira

30 de maio de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Os produtores de soja nas várzeas tropicais devem se apressar. É que o prazo para o plantio do grão no vazio sanitário de 2007 (entressafra) termina nesta quinta-feira (31-05), de acordo com as normativas da Agência de Defesa Agropecuária

A exigência reduz o risco de incidência da ferrugem asiática, principal praga da cultura. A expectativa para plantio no vazio sanitário deste ano é que cerca de 20 mil hectares de área sejam cultivados no Estado.

O vazio sanitário, período em que fica suspenso o plantio da soja por 60 dias, foi instituído pelo Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em todo o país. O Tocantins foi o único estado do país que realizou o plantio da cultura na entressafra ou vazio sanitário de 2007. Tal excepcionalidade se dá devido às condições climáticas e territoriais da região das várzeas tropicais tocantinenses, encontradas nos municípios de Lagoa da Confusão, Dueré e Formoso do Araguaia. Além disso, a soja plantada no vazio sanitário só pode ser utilizada para pesquisa ou para a produção de sementes.

Segundo o diretor de Defesa Vegetal da Adapec, Luis Henrique Michelin, caso o produtor seja pego plantando soja fora do prazo, está passível de notificação, multa e até mesmo de ter seu imóvel interditado pelos fiscais da Adapec. “Contudo, acho que não chegaremos a estes extremos, já que temos informações de que 90% da área de plantio já foi semeada”, explica o diretor.

Além de cumprir o prazo para o plantio, nesta entressafra os produtores também deverão realizar uma aplicação de fungicida, e como no ano de 2006, atualizar o cadastro junto à Adapec, monitorar a cultura, entre outras ações. De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camêlo, cumprindo todas as normas os agricultores garantem a qualidade da produção e abrem portas para que o mercado tocantinense seja voltado para sementes ou pesquisas.

Fonte: A Notícia – Gurupi