Prédios antigos serão transformados em apartamentos populares

30 de agosto de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Antigos prédios localizados no centro de Cuiabá vão fazer parte do Programa de Arrendamento Residencial (PAR). Um projeto da Prefeitura de Cuiabá, aprovado pela Câmara Municipal, vai promover a ocupação ordenada de prédios antigos e que estão abandonados. A Caixa Econômica deve construir 71 apartamentos em prédios dos antigos hotéis Presidente, Excelsior e Fenícia.

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Moacyr do Espírito Santo, disse que o órgão deverá investir R$ 38 mil em cada apartamento e o governo do Estado dará a contrapartida. Uma construtora a ser licitada fará as adaptações dos prédios dos hotéis para apartamentos residenciais. A renda salarial para aquisição deverá atingir o máximo de R$ 2,1 mil. Os apartamentos terão dois quartos, sala, banheiro e cozinha.

Moacyr disse que ainda poderá haver o financiamento dos imóveis na planta, por meio das cartas de crédito, ou destinado para salas comerciais. Todas as possibilidades de aquisição e as modalidades de financiamento estão em estudo na CEF. Ainda não há data definida para início das inscrições para os apartamentos ou salas comerciais ou mesmo para a construção. “Há trâmites e processos a serem concluídos antes disso”, destaca o superintendente.

O presidente da Agência Municipal de Habitação Popular, Júlio Pinheiro, comentou que esta é uma saída de revitalizar o centro da capital. “Cuiabá passou por um processo de ocupação desordenada com expansão direcionada do centro para a periferia. Com isso, o centro foi desocupado em detrimento dos loteamentos residenciais afastados”. Os prédios ficaram abandonados com o tempo sendo alvos constantes de invasões.

Com a criação de novas opções de moradia também será fomentado o comércio na região central. “A mudança trará injeção de população no local, contribuindo para melhoria do espaço urbano”.

Fonte:TVCA