Prédios antigos serão transformados em apartamentos populares
30 de agosto de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Antigos prédios localizados no centro de Cuiabá vão fazer parte do Programa de Arrendamento Residencial (PAR). Um projeto da Prefeitura de Cuiabá, aprovado pela Câmara Municipal, vai promover a ocupação ordenada de prédios antigos e que estão abandonados. A Caixa Econômica deve construir 71 apartamentos em prédios dos antigos hotéis Presidente, Excelsior e Fenícia.
O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Moacyr do Espírito Santo, disse que o órgão deverá investir R$ 38 mil em cada apartamento e o governo do Estado dará a contrapartida. Uma construtora a ser licitada fará as adaptações dos prédios dos hotéis para apartamentos residenciais. A renda salarial para aquisição deverá atingir o máximo de R$ 2,1 mil. Os apartamentos terão dois quartos, sala, banheiro e cozinha.
Moacyr disse que ainda poderá haver o financiamento dos imóveis na planta, por meio das cartas de crédito, ou destinado para salas comerciais. Todas as possibilidades de aquisição e as modalidades de financiamento estão em estudo na CEF. Ainda não há data definida para início das inscrições para os apartamentos ou salas comerciais ou mesmo para a construção. “Há trâmites e processos a serem concluídos antes disso”, destaca o superintendente.
O presidente da Agência Municipal de Habitação Popular, Júlio Pinheiro, comentou que esta é uma saída de revitalizar o centro da capital. “Cuiabá passou por um processo de ocupação desordenada com expansão direcionada do centro para a periferia. Com isso, o centro foi desocupado em detrimento dos loteamentos residenciais afastados”. Os prédios ficaram abandonados com o tempo sendo alvos constantes de invasões.
Com a criação de novas opções de moradia também será fomentado o comércio na região central. “A mudança trará injeção de população no local, contribuindo para melhoria do espaço urbano”.
Fonte:TVCA