Presidência do Crea-MT e Gerência de Fiscalização fazem visitas às Câmaras Especializadas

28 de setembro de 2023, às 12h14 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) em exercício, eng. agrônoma Lys Sueli Barco realizou juntamente com o superintendente operacional Giovani Bertol e o gerente de Fiscalização, Jakson Paulo da Conceição, visita às Câmaras Especializadas em: Engenharia Civil, Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho (CECAS); Agronomia (CEAGRO); Engenharia Florestal (CEEF); Elétrica (CEEE) e Geologias e Engenharia de Minas (CEGM).

A presidente em exercício eng. agrônoma Lys Sueli Barco explicou que essa visita é de extrema relevância para a fiscalização e as Câmaras Especializadas, servindo para alinhar os trabalhos entre as duas partes, principalmente porque o Crea-MT é um órgão público de autarquia federal especial da administração indireta de abrangência nacional de instância máxima na regulamentação do exercício profissional e sua atuação é fundamental para garantir a qualidade e a segurança da vida da população matogrossense.

“O Crea tem uma função importante perante a população, pois é responsável por garantir a qualidade e a segurança dos serviços prestados por engenheiros, agrônomos e geocientistas. Através da fiscalização, garante que apenas profissionais habilitados e registrados no Conselho possam exercer essas atividades. Isso é importante para proteger a população de serviços mal executados, que podem causar danos físicos, materiais ou ambientais. Além da fiscalização, também é responsável por orientar os profissionais sobre as normas e leis que regem as suas atividades. Essa orientação é importante para garantir que os serviços sejam prestados de acordo com os padrões de qualidade e segurança exigidos”, detalhou a presidente em exercício.

Para o gerente de fiscalização a participação das Câmaras Especializadas é muito importante para auxiliar na montagem do planejamento plurianual de fiscalização. A Gerência de Fiscalização (Gefis) é um setor executivo que visa atender as demandas do Conselho, neste ato representado por suas respectivas Câmaras Especializadas.

“Solicitamos a eles que sejam feitas quatro sugestões de atividades da área que queira que a fiscalização priorize, bem como os procedimentos de: como, quando e o que fiscalizar. Lembrando que faremos a fiscalização de forma geral como sempre, mas priorizaremos as demandas que as câmaras entenderem necessárias”, explicou o gerente de fiscalização.

O coordenador da Ceef, o eng. florestal Cicero Ramos destacou a importância da iniciativa quanto a fiscalização e aos procedimentos.

“A função do CREA-MT é garantir que os produtos e serviços cheguem à sociedade através e sob a responsabilidade de profissionais e empresas legalmente habilitados não permitindo a atuação de profissionais sem habilitação, desprovidos de conhecimentos indispensáveis ao correto exercício profissional. Esses profissionais prejudicam os direitos dos usuários dos serviços públicos, os expondo a riscos, atentam contra os princípios legais da administração pública relativos à legalidade e eficiência, e resulta na elaboração de peças técnicas precárias e na execução desses serviços e atividades sem lastro nos fundamentos da técnica e da ciência, gerando riscos ou danos materiais ao meio ambiente”, completou o eng. florestal.

O coordenador da Ceagro, eng. agronomo Luiz Vargas relatou ter ficado feliz com a visita e ressaltou a necessidade de manter um diálogo entre às Câmaras com a Gefis, para que falem o mesmo idioma, quando o assunto é fiscalização.
“Esse encontro permitiu que ficássemos mais próximos, fornecendo subsídios para que seja feito um trabalho coerente e focada no que é necessário no momento, pois na agronomia, dependendo da estação do ano, existem demandas específicas a serem observadas”, disse Luiz.

Texto: Equipe de comunicação do Crea-MT