Presidente do Confea participa da abertura do 14º Cobreap

8 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Técnica a Serviço do Mercado é o tema da 14ª edição do Cobreap – Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias, que é realizado em Salvador, no Othon Palace, até sexta-feira,( 09.11).Na abertura do evento, terça-feira(06.11), com a presença dos presidentes do Confea, Marcos Túlio de Melo, e do Crea-BA, Jonas Dantas, os participantes assistiram a conferência central que ficou por conta do secretário de Infra-Estrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, João Reis Santana Filho, abordando a Transposição do Rio Francisco.

Sobre desenvolvimento, Marcos Túlio avaliou que há mais de 30 anos o Brasil não assiste a um crescimento tão significativo. Prova disso reflete na pesquisa realizada pelo Confea e a Confederação Nacional das Indústrias onde 70% das 1.091 empresas consultadas, prevêem a contratação imediata de profissionais da área tecnológica. “Isso gera uma grande responsabilidade para nosso Sistema que precisa acompanhar de perto todo esse processo. Mas para isso, precisamos buscar o crescimento e construir um projeto nacional de desenvolvimento, resgatando as culturas de planejamento e técnica que se perderam no país”, disse.

Túlio ainda acrescentou que esse modelo precisa chegar perto do que já é realidade em outros países como a Coréia, que forma 80 mil engenheiros por ano, sem contar com a Índia com 200 mil e a China com 300 mil novos profissionais anualmente no mercado. “O Brasil forma 23 mil engenheiros e para aumentar esse número precisamos resgatar a formação do profissional”, lembrou.

O organizador do encontro, Tácito Quadros Maia, representante do Ibape no Estado, ponderou que a engenharia precisa estar voltada mais do que nunca para a sociedade. “Essa mesma sociedade precisa saber que somos úteis a ela. Por isso resolvemos discutir como a técnica deve estar a serviço do mercado, ou seja do cidadão”, defendeu.

Reforçando a atuação do engenheiro, o presidente do Crea-BA, Jonas Dantas, pontuou que é preciso lutar pela qualificação do ensino e do profissional de engenharia. “O progresso de toda a área tecnológica passa pela qualificação do conhecimento. Sem a valorização profissional, além do fortalecimento das entidades profissionais não podemos dar continuidade ao desenvolvimento que tanto almejamos para nossa sociedade”, disse.

Transposição do Rio São Francisco

Integração, João Reis, apresentou o histórico da transposição informando que as obras já estão adiantadas, principalmente no que se refere as licitações de empresas. Apesar de reconhecer uma falha no Governo em não divulgar junto à sociedade o que significa o projeto, disse que o Ministério da Integração está de portas abertas para discutir e tirar as dúvidas da comunidade.

Congresso
O Cobreap, realizado a cada dois anos, é dirigido aos profissionais do Sistema Confea/Crea que trabalham com avaliações e perícias nas áreas imobiliárias, de empreendimentos e de meio-ambiente. Entre outros objetivos, visa promover e difundir em âmbito nacional o conhecimento técnico nas áreas de Engenharia de Avaliações e de Perícias de Engenharia, além de debater questões relativas ao mercado profissional.

Fonte:Crea-BA