Presidente do Crea-MT presta contas aos conselheiros durante Sessão Plenária
16 de maio de 2012, às 12h40 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Satisfeito com os resultados do primeiro Crea Itinerante realizado na Exporriso, na última semana, em Sorriso-MT, o presidente Juares Samaniego relatou na Sessão Plenária do mês de maio, realizada na noite desta segunda-feira, dia 14, as atividades desenvolvidas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) em seu estande, durante o evento. Segundo ele, atuação da FPI – Fiscalização Preventiva Integradação foi bastante elogiada. “Queremos com esse projeto estreitar o relacionamento entre Crea e profissional e para isso a participação dos conselheiros será imperiosa como ficou demonstrado em Sorriso”, declarou Juares, ao agradecer a participação dos conselheiros Ademir Pivatto(Aeas) e de Sérgio Plens Andrade (Aenor) que estiveram presentes na oportunidade.
O presidente também aproveitou a presença dos inspetores de Primavera do Leste, de Campo Verde e de Jaciara, além da participação especial dos acadêmicos do 1º semestre do curso de engenharia civil da Unic, para enfatizar a importância dos profissionais, independentemente de serem fiscais ou não, a agirem como se fossem, toda vez que observarem irregularidades em obras e serviços prestados por leigos. “A demanda no estado é crescente e o número de fiscais é reduzido. Qualquer pessoa pode denunciar o exercício ilegal da profissão e conto com os inspetores para motivar a prática da denúncia”. Juares também agradeceu os estudantes pela iniciativa e interesse em compreender a função e real missão do Sistema Confea/Crea e Mútua.
No momento da “Palavra Livre”, dando continuidade à reflexão do presidente, o conselheiro Jesuel Alves de Arruda denunciou obras aparentemente mal executadas em Cuiabá para a Copa de 2014. Segundo ele, as chuvas dessa semana foram suficientes para danificar visivelmente obras que já estão em estágio de finalização. “Provavelmente essas obras não possuem o projeto de drenagem e se o tem não foram executados. Precisamos adotar um posicionamento mais enérgico no sentido de tentar evitar que recursos públicos sejam jogados na lama. “, concluiu Jesuel.
Ainda durante a Sessão, os presentes ouviram o diretor da Aprosoja e coordenador executivo do Movimento Pró-logístico, Edeon Vaz Ferreira, que falou sobre a evolução do frete no Estado e expôs o andamento das obras realizadas para melhorar o escoamento da produção de Mato Grosso.
Conselheiros e diretores do Crea também apreciaram e julgaram naquela noite, 29 processos e três decisões Ad Referendum, para aprovação de convênios realizados junto à Aenor – Associação de Engenheiros Civis e Arquitetos do Norte de Mato Grosso, à Aeagro- Associação de Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis e à AEAS- Associação de Engenheiros Agrônomos de Sorriso.
As Sessões Plenárias do Crea Mato Grosso podem ser conferidas na integralidade através do link: www.crea-mt.org.br/plenaria.
*Josemara Zago
Gecom/Crea-MT