Presidente do Crea-MT se reúne com a prefeita de Várzea Grande
5 de agosto de 2015, às 17h04 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
"Já possuímos alguns convênios com prefeitura do interior e a Capital, para a fiscalização de obras uma vez que emitimos um laudo técnico sem custo para o poder público. Sabemos que as prefeituras possuem um quadro deficitário em engenheiros, então as entidades de classe designam um profissional do município para realizar a fiscalização ou ela também pode ocorrer através da Fiscalização Preventiva Integrada, depende da situação", explicou Samaniego.
O presidente do Crea-MT também levou ao conhecimento da prefeita a importância da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a Lei 11.888 que trata da assistência técnica gratuita. "Essa lei foi criada com o intuito de atender a população de baixa renda e que não possui condissões de contratar um profissional engenheiro ou técnico para assinar o projeto da sua moradia. " Eu trouxe esta cartilha que ensina como obter recursos do fundo do habitação de interesse social para implantar um banco de profissionaiz no município ou mesmo de estagiários que possam atender essa demanda chegando até a solucionar o problema de regularição fundiária que vocês possuem".
Luiz Celso também perguntou como ocorrem as contruções de inspetorias do Crea-MT nas cidades do interior. Samaniego explicou que em sua maioria os terrenos são doados pelo poder Executivo e a construção é feita pelo Conselho. "Em minha gestão já construímos seis prédios e esperamos construir mais vinte até of inal do mandato", avalia.
Lucimar apontou como positiva a viabilidade para doação de um terreno para construção da sede própria no município que atualmente é alugada. "Quem sabe o Crea nos ajuda a desenvolver Várzea Grande", afirmou Lucimar.
Também estiveram presentes o chefe de gabinete do Conselho, Helmut Flávio Daltro, o inspetor-Chefe do regional no município Domingos Sávio e o scretário de governo Juarez Toledo Pizza.