Presidente em exercício do Crea-MT recepciona alunos de engenharia no novo campus da UFMT em VG
15 de setembro de 2014, às 12h53 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Os primeiros alunos dos novos cursos da área de engenharia do Campus de Várzea Grande foram recepcionados esta manhã (15), no auditório do Instituto de Computação (IC), pelo pró-reitor, Adnauer Tarquínio Daltro, que deu boas-vindas aos estudantes e ressaltou o compromisso da Universidade Federal de Mato Grosso em alcançar a excelência na área de engenharia no Estado. “Isso significa termos os melhores cursos de engenharia do país, todos com nota 5. Vivemos um momento em que as universidades do país estão em franca expansão, em Mato Grosso não é diferente. Estamos decididos a suprir a carência de engenheiros no país”, afirmou Adnauer. A cerimônia contou também com a presença do diretor do Instituto de Engenharia da UFMT, Jésus Franco Bueno, que apresentou a estrutura administrativa da Universidade aos calouros e reafirmou seu comprometimento com o bom desempenho dos cursos recém-implantados.
O presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Marcos Vinícius Santiago Silva, também estava presente e falou sobre a importância do órgão para os futuros engenheiros. Segundo ele, além de fiscalizar as atividades profissionais dessas áreas, o Conselho tem a responsabilidade de coibir a atuação de leigos que podem colocar a segurança da população em risco. Vinícius ressaltou o papel que o Crea possui na regulamentação e reconhecimento dos cursos de engenharia no Estado.
Provisoriamente, os 139 alunos aprovados nos cinco novos cursos da área de engenharia assistirão às aulas no campus de Cuiabá, no bloco didático I. Segundo Jésus, a estrutura oferecida atende satisfatoriamente os alunos na fase inicial do curso. A partir do terceiro semestre, setembro do próximo ano, “todos os cursos, incluindo os laboratórios, estarão funcionando 100% no novo campus”, afirma o diretor do Instituto de Engenharia. Com relação ao corpo docente, o curso já conta com 15 professores efetivados no último concurso, e atualmente está em andamento um novo processo seletivo, que visa à admissão de mais 41 professores para atender aos novos cursos do campus de Várzea Grande: Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Transportes e Engenharia Química, os quais abrirão, semestralmente, 30 vagas, cada um.
A estudante Pâmela Marques Gonçalves, aprovada por meio do Enem?SiSU para o curso de Engenharia de Transporte, veio de São Paulo com a expectativa de aproveitar ao máximo o curso escolhido. “Espero aprender bastante com os professores e colegas de curso. Quero contribuir para suprir a necessidade que o país tem de profissionais nessa área”, concluiu a futura engenheira.