Presidentes dos Creas do Centro-Oeste se reuniram em Brasília
30 de setembro de 2016, às 18h43 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A presidente em exercício do Crea-MT, engenheira agrônoma Kateri Dealtina Felsky dos Anjos, participou na última semana, dias 22 e 23 setembro, em Brasília, da 4º Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Centro Oeste do Sistema Confea/Crea e Mútua.
No primeiro dia, houve o compartilhamento dos procedimentos internos de cada Regional, além da discussão e da aprovação de propostas que serão levadas ao Colégio de Presidentes Nacional. Pelo Crea-DF, o superintendente Valmir Severiano apresentou as boas práticas administrativas realizadas no Regional.
Dentre as propostas em destaque, o colegiado do CP Centro-Oeste concordou em elaborar propostas e encaminhar sugestões de alteração do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua (Prodesu), que tem como objetivo angariar e gerenciar recursos orçamentários e financeiros, para programas voltados à implementação de políticas de sustentabilidade do Sistema.
De uma maneira geral o encontro foi avaliado com resultados positivos após dois dias de reuniões entre os representantes dos Creas: Distrito Federal, presidente engenheiro civil Flavio Correia – também coordenador do CP; do presidente do Crea Goiás, engenheiro agrônomo Dirson Freitag; do presidente do Crea Mato Grosso do Sul, engenheiro agrônomo Francisco Almeida; do vice-presidente do Crea-DF, engenheiro agrônomo Álvaro Aguiar, e do Gerente da Região Centro Oeste, engenheiro civil Jary de Castro, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
ART Nacional – O segundo dia foi marcado pela apresentação do SisART, um sistema em desenvolvimento pela Caixa de Assistência dos Profissionais (Mútua), que visa unificar todas as Anotações de Responsabilidade Técnica, “com uma forma de autenticar e unir tudo em uma única plataforma”, explicou Rodrigo Leão da Mútua.
O Crea-DF tem sido parceiro da Mútua nesse projeto e será o Crea piloto à integrar seu sistema de anotações ao SisART. Flavio Correia apontou que a importância do sistema deve ser reforçado inclusive pelos próximos presidentes de Regionais, “pois é algo que deve transcender mandatos”.
O sistema poderá facilitar inclusive na fiscalização. Ao fim de todos os testes, a ideia é que o SisART seja implantado em todos os Creas do Brasil e alocado no servidor do Confea.
Após a apresentação, o colegiado foi recebido no Confea pelo presidente engenheiro civil José Tadeu da Silva e acompanharam a 1433ª Sessão Plenária Ordinária do Federal. A próxima Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua – Centro-Oeste está agendada para dezembro deste ano e ocorrerá em Cuiabá.