Produção de Etanol é tema de seminário

26 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O etanol vai tomar conta do Rio de Janeiro nesta semana. Autoridades, empresários da indústria sucroalcooleira, produtores agrícolas e usineiros participam nesta terça-feira, dia 26, do Seminário Etanol – Do Norte Fluminense ao Mercado Global, que será realizado simultaneamente no Rio (auditório da Petrobras) e em Campos (auditório do Cefet).
Patrocinado pela Petrobrás, em parceria com o Grupo O DIA de Comunicação, o evento tem o apoio da Federação das Indústrias do Rio (Firjan) e do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica).

No seminário vai ser focalizado o Norte-Nordeste Fluminense, que se prepara para retomar a importância da produção de cana-de-açúcar com os novos projetos de etanol. Para o presidente regional da Firjan, Geraldo Coutinho, o evento deve consolidar medidas consistentes para desenvolver o setor: “A vocação para a agricultura é histórica. A região, apesar de ter a potencialidade, é carente de estrutura para avançar. Precisa de infra-estrutura e de uma revisão da estrutura fundiária, modernização e um novo mecanismo de fomento”, conclui.

O encontro será dividido em blocos temáticos, que vão discutir o ambiente de investimentos, a sustentabilidade econômica, a importância social e o contexto mundial da produção de etanol, bem na área de maior expansão da indústria petrolífera. Tudo isso sem perder o foco no estado – destaque pela estrutura secular no cultivo da cana-de-açúcar e qualidade de terras.

Fonte: O Dia