Produtores rurais recebem mudas para recuperação de áreas degradadas

24 de julho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Cerca de 200 mil mudas de 66 espécies diferentes de plantas serão repassadas este ano para os produtores rurais da Baixada Cuiabana. As mudas serão utilizadas para o reflorestamento de áreas degradadas e matas ciliares.

O coordenador do viveiro de mudas de espécies nativas e frutíferas da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Antônio Rocha Vital, lembra que os produtores podem retirar até 5 mil mudas, desde que comprovada a necessidade na área. Para que isso ocorra, o produtor solicita da empresa as mudas e um técnico vai ao local verificar o número de espécies e variedades necessárias para o plantio. Segundo o coordenador, em 2006 o viveiro produziu mais de 280 mil mudas e, em menos de três anos, 700 hectares de matas ciliares foram recuperados.

De acordo com o técnico agrícola e responsável pela multiplicação das mudas, Roberto Arcanjo, além do atendimento aos produtores, o viveiro atende alunos das escolas da rede municipal e estadual, que são orientados sobre as variedades existentes, forma correta de plantio e os cuidados com o meio ambiente. A aula prática mostra desde a semente até a evolução da planta, dando uma noção básica aos alunos sobre o crescimento das variedades e a necessidade de preservação.

O viveiro, localizado no município de Várzea Grande, tem uma área de área de 18 mil metros quadrados. Hoje, as espécies mais produzidas no viveiro são: jatobá, cumbaru, ipê (roxo, amarelo, rosa e branco), angico, tarumã e outras. Esse trabalho faz parte do Projeto de Conservação e Recuperação da Bacia do Rio Cuiabá.

Fonte:RMTONLINE