Profissional de MT é homenageado em abertura da 73ªSoea

2 de setembro de 2016, às 12h30 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Como manda a tradição das solenidades de abertura da Soea, na noite de segunda-feira (29/8) o Sistema Confea/Crea prestou homenagem a 24 profissionais em reconhecimento à importância e ao trabalho prestado à sociedade. De Mato Grosso, o gaúcho Valter José Peter, indicado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (Aeagro), recebeu a Medalha do Mérito e teve seu nome inscrito no Livro do Mérito.

 

Para o chanceler da Comissão do Mérito, Mário Amorim Varela, o momento é de reconhecer o trabalho que muitas vezes é desenvolvido solitária e anonimamente. “É singular porque celebramos o brilho da vida de notáveis colegas, que empreendendo ciência, tecnologia, atitudes e sentimentos, fomentaram o crescimento e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros”.

 

Anualmente, os homenageados vivos recebem uma medalha. Os homenageados in memoriam são inscritos no Livro do Mérito, cujos registros ficam nos arquivos e biblioteca do Confea. Em 2016, o reconhecimento em separado a oito décadas dedicados à Agronomia, ao engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso, profissional que em 2016 completa 102 anos de vida e 80 de formado. Um vídeo exibido para os participantes contou a trajetória do centenário, que ingressou na Esalq/USP em 1933, com Manoel Vargas, filho do presidente Getúlio, no mesmo ano em que o então presidente promulgou o Decreto nº 23.569, que regulamentou a profissão de Agronomia e criou o Sistema. “Venho exercendo Agronomia há 80 anos, com muita paixão, e me sinto emocionado ao receber uma homenagem tão amável e significativa”, disse Penteado.

 

Mais de três mil participantes acompanharam os discursos de abertura e a cerimônia que registra reconhecimento aos profissionais de destaque nas áreas tecnológicas brasileiras. Foi a solenidade de abertura da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Em sua 73ª edição, a Soea foi realizada no município paranaense de Foz do Iguaçu de 29 de agosto a 1º de setembro. Logo após, nos dias 2 e 3, foi promovido o 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP).

 

Compuseram o dispositivo de honra de abertura do evento, o presidente do Confea José Tadeu da Silva; o presidente da Mútua, Paulo Guimarães; a prefeita em exercício de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi; o presidente do Crea-PR, Joel Krüger, o presidente da FMOI, Jorge Spitalnik; representante da Upadi, Edemar Amorim; vice-presidente do Confea, Antônio Carlos Alberio; os coordenadores da Comissão do Mérito do Confea, conselheiro Mário Amorim Varela; do Colégio de Presidentes, Modesto Ferreira dos Santos; do Colégio de Entidades Nacionais, Jorge Nei Brito; e das Câmaras Especializadas, Leo Soares de Oliveira.