Projeto Surdodum apresenta-se na WEC 2008

2 de dezembro de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Os participantes da WEC 2008 conhecerão, na próxima quarta-feira (3), às 13h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, um exemplo de superação. Trata-se da apresentação do grupo musical Surdodum, formado por 20 alunos da rede pública de ensino do DF que possuem deficiência auditiva. Eles se dividem em grupos de dança, vocal e percussão e contam em a participação voluntária de quatro músicos ouvintes: Alexandre Gregório (contra-baixista), Arnaldo Barros (guitarrista), Augusto Souza (tecladista) e Reinaldo Braz (percussionista).

O Projeto foi criado em 1995 com o objetivo de promover integração musical, por meio de um processo pedagógico-sócio-cultural. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a deficiência auditiva, em seus diversos graus, afeta 10% da população mundial segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Nos países desenvolvidos, um em cada mil habitantes é surdo. Nos subdesenvolvidos, o número cresce para quatro em cada cem.

Segundo a professora e fonoaudióloga Ana Lúcia Soares, uma das idealizadoras do grupo, “ver e ouvir a banda é um espetáculo à parte”. Os alunos cantam e tocam músicas próprias e ainda releituras dos grandes compositores e intérpretes da MPB. “Os integrantes do Surdodum têm excelentes percepções vibratória e visual. Ninguém pode perder o show, pois é impressionante a emoção que eles transmitem nas apresentações”, afirma.

*Thaís Loyola
Equipe de Comunicação da WEC 2008