Projetos das entidades de classe são aprovados na plenária de agosto

10 de agosto de 2023, às 14h59 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Os projetos das entidades de classe por meio do patrocínio referente ao edital de Chamamento Público n° 001/2023 com suas respectivas cotas foram aprovados durante a sessão plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso(Crea-MT) do mês de agosto. A reunião de n° 788, foi marcada pelo julgamento 22 processos de Infração à legislação, um registro de pessoa física, um Ad Referendum e dois cadastros de Curso de nível superior.

A mesa da sessão plenária foi composta pelo presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, sua 1° vice, eng. agrônoma Lys Sueli Barco e o diretor administrativo eng. eletricista, Adriano Breunig. Representando a Comissão de Renovação do Terço (CRT), a eng. civil Marciane Prevedello apresentou a deliberação nº 004/2023 da composição do Plenário do Crea-MT, no exercício do ano de 2024. No próximo ano a composição renovou 16 vagas de associações em engenharia e agronomia. Foi definida também a data da eleição para o cargo de diretor financeiro das caixas de assistência dos profissionais dos Creas (Mútua regional), para o dia 04 de novembro de 2023.

Durante a palavra livre o presidente parabenizou a conselheira do Crea-MT, geóloga Sheila Klener, que tomou posse como deputada estadual na última quarta-feira (09/08) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT). Na oportunidade Sheila agradeceu e disse que continuará lutando por mais representatividade das mulheres na política.

O presidente Juares Samaniego parabenizou também a conselheira  Giuvania Maria Soares, eng. sanitarista que irá ocupar cargo de Superintendente federal de pesca e aquicultura do estado de Mato Grosso.

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Mato Grosso (Ibape-MT) juntamente com a instituição de ensino QI Pós Graduações divulgou durante a palavra livre o curso de pós-graduação em Engenharia Diagnóstica Aplicada às estruturas de Concreto Armado e nas Fundações.

No mesmo mês foram realizadas reuniões das cinco Câmaras Especializadas: Engenharia, Civil, Agrimensura e Segurança do Trabalho, Agronomia, Florestal, Elétrica Geo, Minas e Industrial, onde foram analisados centenas de processos. As Câmaras Especializadas são órgãos decisórios no que diz respeito a examinar e decidir todos os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e as infrações ao Código de Ética que chegam ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

Cada câmara tem como objetivo examinar e julgar os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para melhorias nas atividades do Conselho e sua região de atuação. Elas são compostas por conselheiros regionais e seus suplentes, que representam instituições de ensino superior e entidades de classe, em diversas modalidades que compõem o Sistema.

Texto: Ana Frutuoso (com a supervisão de Cristina Cavaleiro) Fotos: Rennan Kawahara