Publicação traz detalhes sobre o desenvolvimento de Cuiabá
26 de setembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Será lançado amanhã um anuário contendo o perfil sócio-econômico de Cuiabá. O relatório contém quase 500 páginas e traz todas informações oficiais da capital em todos os setores. Os dados darão uma idéia clara sobre a evolução da cidade e auxiliarão em pesquisas e elaborações de projetos.
O trabalho foi desenvolvido pela equipe do Instituto de Desenvolvimento e Planejamento Urbano (IPDU) de Cuiabá e, segundo a arquiteta Adriana Bussiki Santos, presidente do órgão, esta terceira edição reúne informações oficiais que têm como origem as diversas instituições públicas da administração bem como o setor privado, e mostra de maneira clara o crescimento e aspectos da evolução social que Cuiabá tem experimentado.
No contexto demográfico, a publicação revela o crescimento da população de Cuiabá em relação a Mato Grosso e ao Brasil. Mostra também a taxa média de crescimento anual e a variação populacional em 1991 em relação a 2000, onde está localizada a população por sexo e grupo etário e indica a taxa de mortalidade e qual a faixa etária que registrou maior índice de mortalidade
De acordo com a presidente do IPDU, para realizar este trabalho um grupo de técnicos fazem o cruzamento de todos os dados que são coletados nos órgãos públicos, como hospitais, cemitérios, SUS, além de cartórios, e instituições oficiais. No aspecto econômico por exemplo, o perfil revela o desempenho dos setores primário, secundário e terciário, mostrando o crescimento de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, a quantidade de indústrias instaladas em Cuiabá e até o cadastro de consumidores de energia elétrica da capital.
O lançamento do anuário será no Hotel Deville, às 18h30. O Hotel fica na avenida Isaac Póvoas, centro de Cuiabá.
Fonte:TVCA