Relatório aponta falha nas arenas do Parapan
20 de agosto de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
A acessibilidade das principais instalações do Pan e do Parapan recebeu críticas do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro).
Segundo relatório do órgão encaminhado à Prefeitura do Rio, Vila do Pan, Complexo do Autódromo, Riocentro, Engenhão, Maracanã e Maracanãzinho ainda estão em desacordo com as regras de acessibilidade em espaços públicos, regidas pela norma 9050/2004 da ABNT e pelo Decreto 5.296/2004.
O documento foi feito com base em vistoria realizada pelo grupo. Os profissionais consideram, no entanto, que “as incorreções detectadas são facilmente corrigíveis”.
O Comitê Organizador dos Jogos nega haver desrespeito à lei. “Seguimos as normas internacionais, e nenhum para-atleta reclamou”, disse o secretário-geral do Co-Rio, Carlos Roberto Osório.
Segundo o relatório, uma das falhas mais comuns é a falta de assentos para acompanhantes ao lado dos cadeirantes. O Crea-RJ observou que não há sinalização tátil ou piso especial com relevos para guiar deficientes visuais.
Fonte:Folha de São Paulo