Remédio para mal de Chagas será produzido no Brasil

8 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A partir deste mês, o remédio mais utilizado para tratar o mal de Chagas, o benzonidazol, será produzido no Brasil e também exportado daqui. O produto passa a ser fabricado pelo Lafepe – Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco, que repassará o medicamento para distribuição gratuíta pelo governo de federal.

O benzonidazol é um remédio em comprimidos que ataca o Trypanosoma cruzi, parasita causador do mal de Chagas. É utilizado principalmente nos estágios iniciais da doença. De acordo com Davi Santana, diretor industrial do Lafepe, o tratamento dura cerca três meses e suaviza os efeitos maléficos do parasita.

A doença de Chagas gera danos principalmente ao miocárdio, esôfago e intestino. É transmitida por insetos popularmente conhecidos como barbeiro.

Mudança – O remédio é produzido desde 1980 pela companhia farmacêutica Roche e revendido com o nome comercial Rochagan. Nesse período, segundo a companhia suíça, cerca de 200 mil pessoas foram submetidas ao tratamento.

Em 2003, a empresa repassou a patente do produto ao governo do Estado do Acre, que escolheu o Lafepe para a produção do Benzonidazol

Após um período em que o laboratório diz ter conseguido fazer “ajustes burocráticos”, finalmente a produção poderá ser iniciada. Durante o processo de adaptação, a Roche continuou a produzir o remédio.

“É um processo normal de transferência de tecnologia. Só agora conseguimos resolver alguns problemas, como a questão da matéria prima”, explica Santana.

Processo – A princípio, apenas o governo federal irá distribuir o medicamento no Brasil. O primeiro lote, a ser entregue em novembro, contém 200 mil unidades do remédio. Segundo o diretor do Lafepe, não há planos de comercializar o remédio em farmácias.

Para o governo federal, o benzonidazol deve custar o mesmo de quando era produzido pela Roche: cerca de R$ 20 por 100 comprimidos, de acordo com dados do Lafepe.

O laboratório também tem planos de exportar o produto. Entretanto, ainda não foi definido quais países receberão o remédio ou as organizações responsáveis por essa distribuição.

Segundo ele, em um primeiro momento os insumos para produção do remédio continuarão a ser fornecidos pela Roche. A partir de 2009 essa matéria prima deve vir de uma fabricante nacional.

O Lafepe é um laboratório de capital misto, sendo que o governo de Pernambuco possui a maior parte das ações.

Fonte: Folha Online.