Reunião mobilizou profissionais e entidades do Sistema Confea/Crea em MT

8 de maio de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Mobilizar entidades e profissionais do Sistema Confea/Crea em Mato Grosso para a campanha Copa do Pantanal foi o objetivo do encontro que ocorreu dia 07 de maio no Plenário Rubens Paes de Barros Filho, na sede do Crea-MT. Durante o encontro, foi apresentado pelo secretário de Estado e Desenvolvimento do Turismo e presidente do Comitê Pró-Copa 2014 em Cuiabá, Yuri Bastos Jorge, o cenário de investimentos que o Estado receberá, além de desafio e oportunidades.

Para a platéia ficou muito claro as chances reais que a cidade tem de ser escolhida. Para o assessor técnico do Crea-MT Péricles Baicere Schmidt, por exemplo, a informação de que uma empresa foi contratada para execução do projeto lhe trouxe confiança. “Essa empresa citada pelo secretário já participou de eventos na Àfrica do Sul, portanto eles teem competência para dizer quais as nossas vantagens e como devemos explorá-las. Confesso que estou mais confiante de que Cuiabá pode ser sim escolhida”, declarou.

Segundo o secretário de Turismo o fato de Cuiabá ser escolhida para sediar a Copa em 2014 traria investimentos imediatos que demorariam pelo menos dez anos para acontecer. “A exemplo de uma nova estruturação do aeroporto, infra-estrutura em quase todos os pontos turísticos da cidade, a circulação de 50 a 120 mil pessoas por semana e mesmo a economia principal mudaria, a economia do estado deixaria de ser meramente proveniente do agronegócio”, informou.

Para o presidente do Crea-MT, Engenheiro Civil Tarciso Bassan, a exemplo de outras capitais Brasileiras, Cuiabá se transformará em um grande canteiro de obras. “Obras estas que gerarão empregos e beneficiarão diversos setores da economia, isso sem falar no incremento de orçamento que o Estado terá, que segundo o secretário Yuri chegará a R$ 10 milhões”.

Yuri Bastos também citou que o governo possui 26 projetos entre eles o de construção do estádio já com caixa de R$ 4 milhões e que um teleférico para o complexo turístico de Chapada dos Guimarães já está sendo licitado.

ACESSIBILIDADE – O Conselheiro e Diretor Financeiro do Crea-MT, Técnico em Edificações Givaldo Dias Campos, aproveitou a oportunidade para questionar sobre o quesito acessibilidade do projeto para Copa 2014. Segundo o secretário de estado as diretrizes ainda não foram definidas, mas garantiu de antemão que o Crea-MT terá uma cadeira no comitê pró-copa para avaliar decisões pertinentes a esse assunto.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT