Segunda edição do livro: “ Geoparque de Chapada dos Guimarães” é lançada

30 de março de 2023, às 9h21 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Por meio do patrocínio  máster do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e da  Engenharia da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea de Mato Grosso (Mútua-MT), com apoio da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), da Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE), foi lançada  dia 24 de março a 2° edição do livro: “ Geoparque de Chapada dos Guimarães”  no Museu de História Natural De Mato Grosso em Cuiabá.

O presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Samaniego, explanou que o  Regional de Mato Grosso trabalha na valorização e fortalecimento das entidades de classe do Conselho, e dos profissionais do Sistema Confea/Crea, através do Termo de Fomento do Chamamento Público para o desenvolvimento de projetos de incentivo e aperfeiçoamento das profissões  do Sistema Confea/Crea para a realização  de eventos, à exemplo do livro Geoparque Chapada dos Guimarães que conta os processos geológicos que formaram o município.

O conselheiro federal por Mato Grosso, geólogo Mário Cavalcanti, representou o presidente do Confea  eng. civil Joel Krüger e parabenizou os autores  pela elaboração do Geoparque 2° edição, colocando a autarquia federal à disposição, que tem contribuído durante o ano de 2022 como a  Febrageo,  ressaltando que foram publicamos oito livros somente o ano passado, com parcerias do Sistema Confea/Crea e Mútua,  com publicações   que este  ano serão publicadas duas cartilhas.  Uma de Solo outra para a juventude.

Já o presidente da FEBRAGEO e um dos autores do livro, geólogo Caiubi Kuhn, esse trabalho é uma forma de ampliar ainda mais os impactos desta importante publicação, que retrata o que é esse território fantástico. Disponibilizar as informações para sociedade, ou seja, de auxiliar na divulgação científica e no fomento ao desenvolvimento social sustentável.

Já  para geóloga Sheila Klener, presidente da Agemat e vice-presidente da Febrageo, o Livro Geoparque Chapada do Guimarães, é uma peça importante para o reconhecimento pela UNESCO de mais um GEOPARQUE brasileiro, também servirá como subsídio para professores, cientistas, estudantes, pesquisadores, turismólogos e outras profissões para expandir o conhecimento da geodiversidade da região.

Na oportunidade a geóloga  Flávia Santos também autora do livro, falou sobre as inscrições abertas de um curso online Introdução ao geoparque Chapada dos Guimarães”, de 120 horas, oferecido pela Escola de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  “O curso será uma oportunidade de levar informações importantíssimas para diferentes públicos e comunidades em Chapada dos Guimarães. “Essa ação com certeza fortalece muito a candidatura do município visando alcançar o título de Geoparque Unesco”, disse Flavia.

O lançamento da segunda edição do Livro Geoparque Chapada dos Guimarães é uma forma de ampliar ainda mais os impactos desta importante publicação, que retrata o que é esse território fantástico. O livro auxilia tanto na educação, como também no fortalecimento do turismo. Os conteúdos do livro ajudam o leitor a ler também a história do planeta que está gravadas nas rochas e paisagens.

O livro divulga estudos realizados por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e de outras instituições. O projeto Geoparque de Chapada dos Guimarães, surgiu como uma iniciativa de popularizar o conhecimento produzido por geólogos, geógrafos, turismólogos e de outros profissionais, visando levar essa informação de forma sistematizada para profissionais do turismo, comunidades locais, estudantes, pesquisadores e profissionais, para desta forma contribuir para o entendimento dos processos geológicos e geomorfológicos que culminaram na formação do planeta, e fomentar o desenvolvimento sustentável através do geoturismo , além de ações pedagógicas.

O livro está dividido em 10 capítulos. São apresentadas informações sobre os Geoparques globais, sobre o turismo em Chapada dos Guimarães, as características do meio físico, a biodiversidade, a geologia local, a paleontologia, a espeleologia, a arqueologia e um inventário de 28 geossítios construído pelos pesquisadores. Estas informações são exibidas com ilustrações e fotografias das lindas paisagens de Chapada dos Guimarães, possibilitando assim uma viagem pelo mundo científico e pela história do planeta.

Também registraram presença do evento : Osmar Froner,  Prefeito de Chapada dos Guimarães ;Alexandre Barão – Coordenador do Comitê Geoparque e Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães; Nilza Taques – Secretária Municipal de Turismo de Cuiabá ; Wilson Santos – Deputado Estadual ; Cristovam Albano da Silva Jr. – Reitor Substituto do IFMT ; Roberto Cavalcanti – Presidente do Instituto Somos do Minério; eng. sanitarista Susan Lannes– Diretora Administrativa da Mútua-MT ; Evandro Aparecido Soares da Silva – Reitor da UFMT ; Valtemir Emerencio do Nascimento – Diretor Geral Substituto IFMT e Cleberson Ribeiro de Jezus – Chefe do Departamento de Geografia.

Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)/Fotos: Cristina Cavaleiro