Sem recadastramento carteiras do Crea perderão a validade
14 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Termina no dia 31 de dezembro o prazo para recadastramento dos profissionais do Sistema Confea/Crea. A partir de 1º de janeiro de 2008, as atuais carteiras perdem a validade e o profissional fica impedido de ter acesso aos serviços prestados pelo Crea, inclusive de registrar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). A sanção é válida para os profissionais de todo o País.
Desde agosto de 2006 foi iniciada uma campanha, em nível nacional, convocando todos os profissionais para o recadastramento que até junho de 2007 era feito gratuitamente. Atualmente custa R$ 14,50 e a partir de 1º de janeiro, custará R$ 30,00.
Para fazer o recadastramento o profissional deve dirigir-se ao Crea-PE, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira ou à Inspetoria Regional mais próxima, apresentando duas fotografias, de frente, nas dimensões 3x4cm, recentes, iguais, em cores, com fundo branco, e com boa nitidez das características faciais do profissional; comprovante de pagamento da taxa de emissão da carteira de identidade profissional e os seguintes documentos em original e cópia: carteira de identidade expedida na forma da lei, se brasileiro; cédula de identidade, com indicação de permanência no País, expedida na forma da lei, se estrangeiro; cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF); título de eleitor, se brasileiro. É importante lembrar que o profissional que desejar incluir na carteira de identidade profissional as informações referentes ao grupo sanguíneo e ao fator Rh deve apresentar exame laboratorial específico.
O recadastramento, que está sendo feito pelo Sistema Confea/Crea em todos os estados do País, tem o objetivo de criar um banco de dados atualizado e unificado, que pode ser acessado de qualquer lugar do Brasil, facilitando assim os procedimentos para atendimento aos profissionais.
Fonte: Crea PE