Sema apreende 100 kg de pescado em São Félix do Araguaia

22 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

A Diretoria Regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) de São Félix do Araguaia (1.200 km a Nordeste de Cuiabá) apreendeu 100 quilos de pescados das espécies pirarucu, piau, tucunaré e corimba. O pescado estava armazenado em um freezer, dentro de uma residência particular. O proprietário não foi localizado. Além do pescado, o freezer também foi apreendido e foi emitida multa. Diretor regional da Sema, Carlos Oliveira ressalta que a apreensão foi realizada após uma denúncia anônima.

Após o início da Piracema, a diretoria regional de São Félix já apreendeu um total de 200 quilos de pescado. A outra apreensão foi realizada no dia 09 de novembro, também por meio de denúncia anônima. Nesta primeira apreensão eram 100 quilos de mantas de pirarucu, onde o autor iria embarcar em um ônibus com duas caixas de isopor. As caixas de isopor foram encontradas dentro do mato e o autor fugiu com a chegada dos agentes da Sema.

O período de defeso da Piracema começou no início de novembro e o único tipo de pesca permitida, até o dia 29 de fevereiro de 2008, é a de subsistência, desembarcada, para as comunidades ribeirinhas.

Qualquer outro tipo de pesca é ilegal e pode gerar multa de até R$ 100 mil e detenção de até 3 anos. As equipes de fiscalização da Sema, com o apoio da Polícia Militar, estão desencadeando operações constantes, em todos os rios de Mato Grosso, para coibir este ilícito penal.

Fonte:Secom/MT