Semana da Engenharia Florestal no Nordeste
22 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Centro Acadêmico de Engenharia Florestal (CAEF) e a Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais (APEEF) promoveram, de 16 a 20 de outubro, o 1º Congresso Nordestino de Engenharia Florestal e a 10ª Semana de Engenharia Florestal. Os eventos ocorreram no auditório da Reitoria da UFRPE, com o tema “Engenharia Florestal no Nordeste: Política, Ambiente, Tecnologia e Mercado”.
A Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (SBEF) apoiou e participou do evento. A mesa-redonda sobre “Mercado de Trabalho no Setor Florestal” teve como Moderador o eng. florestal Nielsen Christianni Gomes da Silva, vice-presidente da SBEF. Houve palestra do eng. florestal Ricardo Barreto Campello, que abordou a produção florestal, seguido pela apresentação do eng. florestal Júlio Paupitz, da Cooperação Técnica Internacional.
O eng. florestal Joésio Deoclecio Siqueira, ex-presidente da SBEF, fez uma análise do setor florestal mundial comparando com números do Brasil e demonstrando o papel dos engenheiros florestais para o crescimento do setor. Com toda experiência como consultor e professor da UFPR há 36 anos, Joésio fez um breve relato de suas atividades profissionais e deu várias dicas aos estudantes.
O eng.florestal Glauber Pinheiro, presidente da SBEF, falou sobre a fiscalização do exercício profissional e seus reflexos no mercado de trabalho. Apresentou um panorama nacional sobre a falta de fiscalização nas atividades da Engenharia Florestal, permitindo o exercício ilegal da profissão por leigos e outros profissionais.
Discorreu sobre problemas enfrentados pelos profissionais e a atuação das entidades de classe. Finalizou relatando sobre as atividades desenvolvidas pela SBEF por um melhor reconhecimento dos profissionais no mercado de trabalho. O Presidente da SBEF participou também da reunião com os Coordenadores de Cursos de Engenharia Florestal do Nordeste, divulgou ações da SBEF e pediu apoio para o trabalho que está sendo realizado com o objetivo de subsidiar a aplicação da Resolução nº 1.010, do Confea, que entrou em vigor em 2007.
Fonte: Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais