Seminário discute manejo de bacias hidrográficas

8 de maio de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

No dias 23 e 24 de maio acontece em Viçosa (MG), o “Seminário sobre Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas”. Voltado para gerentes técnicos de empresas florestais, professores, gerentes e técnicos de órgãos públicos, produtores florestais, universitários e demais interessados pela área, o evento terá como destaque assuntos como manejo e sustentabilidade de bacias hidrográficas, plano nacional de recursos hídricos, áreas de preservação permanentes (APP) em bacias hidrográficas – programa Ecocrédito.

No dia 24, haverá também painéis com mostra de cases de empresas do setor de papel e celulose com experiência no assunto. A empresa Aracruz Celulose apresentará um projeto que desenvolve com microbacia; a International Paper falará de sua atuação com manejo da paisagem e gestão de recursos hídricos em empreendimentos florestais e a Votorantim fará relato com destaque para manejo de bacias hidrográficas.

O seminário é uma iniciativa da Sociedade de Investigações Florestais (SIF) em parceria com o Departamento de Engenharia Florestal (DEF/UFV) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Segundo os organizadores, o seminário tem a proposta de conhecer as diversas estratégias de ação na gestão e no manejo de bacias hidrográficas adotadas no Brasil, além de que discutirá a formação de pessoal especializado para atuar neste manejo.

Os debates também tem a intenção de compartilhar informações e novas práticas de sucesso; discutir as atuais políticas de manejo de bacias no setor público e no setor privado; promover e estimular ações que objetivem a revitalização e normalização de bacias hidrográficas e buscar a integração entre setor público, privado e sociedade para incentivar o manejo de bacias hidrográficas.

Inscrições e informações podem ser obtidas na Sociedade de Investigações Florestais pelos telefones (31) 3899 1185 ou (31) 3899 2476 ou ainda pelo e-mail: sifeventos@ufv.br

Fonte: Celulose Online.