Seminário Estadual de Recursos Hídricos começa na segunda
1 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
A secretaria de Estado do Meio Ambiente realiza de 05 a 09 de novembro, o 7º Seminário Estadual de Recursos Hídricos, marcando a comemoração dos 10 anos da Política Estadual de Recursos Hídricos, criada pela Lei 6.945, de 05 de novembro de 1997. Durante a abertura do evento, que será realizado na Assembléia Legislativa, será assinada a concessão da primeira outorga da água em Mato Grosso.
O superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Luiz Henrique Noqueli, explicou que o objetivo do evento é levar para a população os conhecimentos sobre recursos hídricos, o que tem sido feito pelo órgão ambiental e também conhecer os trabalhos que a sociedade vem desenvolvendo em prol deste recurso natural. “A política de recursos hídricos tem que ser integrada, descentralizada e participativa. É necessário a união dos órgãos públicos e a participação popular”, enfatizou Noqueli.
O seminário contará com a participação de várias autoridades e será composto por palestras, mesa redonda e a apresentação dos trabalhos desenvolvidos no Estado. Na oportunidades serão debatidos temas como o Plano Nacional de Recursos Hídricos, o Plano Estadual de Recursos Hídricos, o Plano Estratégico da Bacia Tocantins-Araguaia e as mudanças propostas pela Comissão temática para o novo Código Ambiental de Mato Grosso, em relação aos recursos hídricos.
Entre as presenças já confirmadas para o evento está a do diretor da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), José Alex Botelho de Oliva, que falará sobre as hidrovias brasileira.
Também estarão presentes o diretor presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), José Machado, o representando do Ministério do Meio Ambiente, Marco José Melo Neves, o coordenador geral do Fórum Nacional dos Comitês de Bacias, Lupércio Ziraldo Antônio, o coordenador do Programa Pantanal para Sempre, Michael Becker da WWF Brasil, o representante do grupo Brennand Energia, Ricardo Brennand Filho, o coordenador ambiental da Itaipu Nacional, Nelton Friedrich, entre outros.
O seminário será realizado na Assembléia Legislativa, das 8h às 18h. Haverá ainda diversas atividades culturais. Mais informações pelo telefone 3613-7215.
Fonte:Secom/MT