Senadores e Deputado Federal recebem comitiva do Crea-MT nesta quinta-feira (21)
20 de fevereiro de 2019, às 16h37 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
As lideranças da região Centro-Oeste no Senado e na Câmara de Deputados Federais em Brasília, receberão nesta quinta-feira (21/02) a visita de uma comitiva do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), formada pelo presidente do Regional João Pedro Valente, o conselheiro federal André Luis Schuring, pelos Conselheiros coordenadores das Câmaras Especializadas de Agronomia, Civil, Geologia Minas e Industrial, e, Elétrica, além do Assessor Parlamentar e de Relações Institucionais Eloi Pereira e dos diretores da Mútua-MT, Adjane Prado e Mário Cavalcante de Albuquerque.
“Iremos levar aos nossos deputados e senadores a Agenda Legislativa do Sistema Confea/Crea e Mútua que reúne 12 projetos de lei prioritários para a ação ao longo de 2019 e ainda informações sobre o funcionamento do Congresso e a tramitação de projetos nas duas casas parlamentares. Temos informações sobre o arquivamento e o desarquivamento de projetos, medidas provisórias e outros aspectos do processo legislativo, o que pode contribuir muito para que as lideranças possam atuar de maneira ainda mais eficiente ao longo dos seus mandatos, em favor de uma ação parlamentar permanente em prol das áreas das engenharias”, explicou o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente.
A agenda parlamentar inicia às 8h50 desta quinta-feira no gabinete do deputado federal Emanuel Pinheiro Filho. Às 10h o senador Jayme Campos recebe a comitiva do Crea-MT em seu gabinete. Às 11h a reunião será no gabinete do senador Wellington Fagundes. A agenda encerra às 13h no gabinete da senadora Selma Arruda. Outros parlamentares serão recebidos na sede do Crea-MT, em ocasião de reagendamento.
SOBRE O ENCONTRO – Esse é o 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua que reúne esforços em uma mobilização junto ao Congresso Nacional, na manhã do dia 21 de fevereiro. Divididos em grupos representantes de cada estado, as lideranças terão audiências com deputados e senadores de sua localidade para divulgar a agenda legislativa prioritária do Sistema para 2019 e buscar apoio para o posicionamento do Sistema nas matérias que tramitam no Congresso Nacional.
“Esta ação institucional é uma oportunidade de intensificar a interlocução e a aproximação entre o Sistema e o Congresso, de modo a valorizar as profissões, os profissionais e as empresas”, comentou o presidente do Crea-MT, ressaltando a necessidade de priorizar pautas que façam com que a “engenharia volte a ser pensada sobre os quatro pilares fundamentais: planejamento, projeto, execução e manutenção”, e a fim de evitar tragédias como as que o país tem presenciado ultimamente na mídia.
AGENDA LEGISLATIVA – Entre os projetos de lei que estão na agenda parlamentar do Sistema Confea/Crea em 2019, estão: PL 13/2013, que caracteriza como essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por engenheiros e engenheiros agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público; PL 303/2018, que institui a Engenharia, Arquitetura e Urbanismo-Geral da União; e o PL 6699/2002, que criminaliza o exercício ilegal da profissão de engenheiro, arquiteto e agrônomo.
*Rafaela Maximiano Equipe de Comunicação do Crea-MT
Foto: Senado Federal