Servidores do Crea-MT participam de curso de aprimoramento licitatório

13 de novembro de 2014, às 18h13 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia
Desde a última semana os servidores do Crea-MT participam de um curso de capacitação, atualização e aprimoramento licitatório. O curso foi sendo ministrado pela assessora jurídica do Tribunal de Justiça de Mato Grosso,  a advogada Mara Fernanda Florência.
 
 
Elaboração de Termo de Referência, gestão de contratos, formação de pregoeiros e editais foram os assuntos abordados durante o curso. "Normalmente percebemos que o órgão público está fazendo a sistemática correta. O curso vai aperfeiçoar essa sistemática que o órgão já utilizava", explicou Mara.
 
 
De acordo com a palestrante o  principal objetivo do treinamento é mudar o foco principal da licitação que não é a licitação em si, a cessão pública, mas sim o Termo de Referência onde se especifica o objeto. "O edital de licitação que vai para a cessão pública ele só carrega o objeto. Importante atentar que o edital não é a parte mais importante, a parte mais importante é o objeto, pois depois a gente descarta o edital e segue com o objeto. O Termo de Referência é onde se especifica o objeto que é um anexo do edital e a licitação é simplesmente a cessão pública. Se o objeto for mal especificado o processo seguirá com um objeto ruim . Estamos tentando mudar essa visão de que a licitação é mais importante que o Termo de Referência."
 
 
Para o presidente em exercício do Crea-MT, o engenheiro eletricista Marcos Vinícius Santiago Silva, comprar bem é o propósito do processo licitatório. "O Termo de Referência nos possibilitará ter acesso a bons produtos, bons fornecedores, com mais segurança no processo licitatório e de modo mais célere", enfatiza.
 
 
Já para o chefe de gabinete do Crea-MT e organizador do treinamento, Helmut Flávio Daltro, além de aprimorar as práticas e rotinas administrativas do Crea-MT o treinamento aumentará o número de colaboradores aptos a trabalharem o processo de melhoramento de contratações. "Realizamos treinamento buscando o aperfeiçoamento dos colaboradores pertinente à Lei de Licitações e contratos administrativos. Treinamos como participar de licitações, de pregão on line, e de como podemos ter êxito utilizando os meios legais para combater falhas e erros no processo licitatório. A capacitação técnica de uma equipe é fundamental para o sucesso em um certame público, pois, mediante treinamentos e cursos, os profissionais passam a ter conhecimentos técnicos capazes de fazer a diferença. Assim o Conselho que investiu na qualificação de seus servidores tende a reduzir as falhas e nulidades nos processos licitatórios", explicou Helmut.