Setor rural inaugura espaço para grandes eventos de qualificação profissional e social
22 de agosto de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Um espaço para realização de cursos de formação profissional e promoção social foi inaugurado em Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (22.08). O governador Blairo Maggi prestigiou a solenidade que deu início ao funcionamento do Cenarium Rural – Centro de Formação Profissional e Promoção Social do produtor e do trabalhador rural.
Para marcar a inauguração o Cenarium Rural sedia, a partir de hoje, um dos eventos mais importantes do setor rural no país, a Bienal dos Negócios da Agricultura 2007. Pela manhã ocorreu um Workshop sobre Jornalismo Agropecuário, dentro da programação do evento, mas a abertura oficial será às 19 horas.
O centro de eventos foi construído pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). A área, localizada no Centro Político Administrativo, foi doada pelo Governo do Estado, por meio da Lei n º 8.016 de dezembro de 2003, aprovada pela Assembléia Legislativa.
Além da necessidade de ter um espaço adequado para a realização de grandes eventos do meio rural, como a Bienal, os responsáveis destacam que o Cenarium Rural terá um grande alcance social. O presidente da Famato, deputado federal Homero Pereira, explicou que será um local de disseminação do conhecimento. “É um espaço do Estado de Mato Grosso e tenho certeza que será de bom uso para toda população”, afirmou Homero Pereira, que se emocionou ao ver a obra concluída em 15 meses e sendo inaugurada.
O governador Blairo Maggi também destacou a relevância social do centro de eventos, principalmente na qualificação de mão-de-obra. Mato Grosso, segundo ele, enfrenta um momento de transformação com a expansão agroindustrial e precisará de muitos profissionais qualificados nessas áreas. E também da formação dos trabalhadores do campo, pecuaristas e agricultores. O Senar já qualificou mais de 400 mil profissionais em Mato Grosso.
Maggi elogiou a diretoria da Famato e do Senar, pela coragem de iniciar essa obra em meio à grave crise enfrentada pelo agronegócio, no ano de 2005 e 2006. “Num momento grave da crise vocês tiveram a coragem de levantar esse prédio, vocês foram arrojados”, afirmou.
O Senar faz parte do sistema ‘S’ do segmento rural e está instalado no Estado há 13 anos, dentro do Sistema Famato. Conforme o superintendente Antônio Carlos Sousa, a instituição desenvolve atividades no campo, oferece mais de 100 cursos, como inseminação artificial, manipulação de alimentos, entre outros, além de cursos que promovem a inclusão social como corte e costura e confecção de peças íntimas, atende especificamente nas propriedades rurais. “Nós vamos até o trabalhador do campo, nossas salas de aula muitas vezes ficam ao ar livre”. Todos os cursos são gratuitos e abrange todos os municípios de Mato Grosso.
O Senar ofereceu ao Comitê de Políticas da Juventude, coordenado pela Setecs, 250 vagas para o curso de alfabetização de jovens, entre 15 e 29 anos, do meio rural. “Mas além dessas vagas específicas para essa faixa etária, nós oferecemos o curso para grupos sem limite de idade. Em Pedra Preta temos o caso de um senhor de 90 anos, que quis aprender a ler e escrever para ter o prazer de assinar o próprio nome”, comentou o superintendente.
Com uma visão panorâmica da cidade privilegiada, o Cenarium Rural tem estacionamento com 480 vagas, um salão principal com 2.600 metros quadrados para abrigar duas mil pessoas. A inauguração da nova sede do Senar, ainda em construção está prevista para o mês de novembro. O prédio terá quatro pavimentos, oito salas de aula com capacidade para 448 pessoas e um auditório que vai comportar 168 participantes.
Fonte:Secom/MT