“Sinistros na Construção Civil” foi tema de abertura de evento promovido pela Fec-MT

16 de abril de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

“Sinistros na construção civil” foi o tema inicial da 1ª Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Federação das Entidades de Classe do Sistema Confea/Crea/Mútua do Estado (FEC-MT).

Aberta na noite dessa quarta-feira (15.04), no auditório Engenheiro José Luiz Borges Garcia – Memorial das Águas, cedido pela Sanecap, o evento contou com a participação de mais de 150 inscritos e a presença do presidente da Fec-MT, Engenheiro Juares Samaniego, o presidente do Crea-MT, Engenheiro Tarciso Bassan, o presidente da Abenc, Engenheiro Ézio Calábria, os diretores da Mútua, Geólogo Mário Cavalcanti e Engenheiro Valmi Simão, e, do diretor administrativo do Crea-MT, Técnico Givaldo Dias Campos, entre outros.

Durante a cerimônia de abertura os organizadores do evento agradeceram a presença dos participantes e explicaram as atuações do Crea-MT e a importância da capacitação continuada dos profissionais.

“Agradeço o apoio do Crea Mato Grosso para que a Fec e a Abenc realizassem esse evento. Agradeço também aos demais apoiadores e ao professor Maurício Marcelli por vir até Cuiabá e realizar a palestra gratuitamente. É o Crea que fiscaliza o exercício profissional e fiscaliza o leigo, sem ele estaríamos ‘soltos’executando atribuições profissionais uns dos outros”, declarou o presidente da Fec-MT.

O presidente do Crea-MT elogiou a iniciativa das duas entidades e a persistência do engenheiro Juares Samaniego em oportunizar a capacitação continuada aos profissionais do Sistema Confea/Crea. Tarciso Bassan também confirmou a explicação feita por Juares sobre a atividade do Conselho.

“O negócio do Crea é fiscalizar e este ano, quando o Conselho completa 43 anos, queremos demonstrar que não se trata somente de um órgão cartorário mas também um incentivador das profissões do Sistema que hoje já são mais de 300 modalidades. E, é isso que nos diferencia de outros conselhos profissionais que possuem apenas uma profissão para fiscalizar. A categoria que iniciou apenas com duas modalidades e uma delas era a Engenharia Militar, se multiplica a cada ano e, das mais de 300 temos em Cuiabá 90 modalidades diferentes sendo executadas”, explicou.

Bassan aproveitou a oportunidade para destacar que na sexta-feira, dia 17, a 1ª Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Fec-MT contará com a participação do presidente do Confea Engenheiro Marcos Túlio de Melo que explanará sobre a “Aplicabilidade e Normatização da Engenharia Pública”.

“Considero um benefício para a categoria a Lei de Engenharia Pública, pois será através dela que será criada nos moldes da promotoria pública, serviço que o governo garante à população de baixa renda seus direitos civis, o serviços dos profissionais do Sistema Confea/Crea”.

Durante a palestra Maurício Marcelli apresentou uma série de casos sobre sinistros na construção civil e ganhou a atenção da platéia que considerou jovem, segundo suas palavras. Ao final da palestra foram sorteadas aos participantes agendas do Crea-MT e Mútua.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT