Só Petrobras tem álcool, afirmam donos de postos

3 de abril de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Das grandes distribuidoras, apenas a Petrobras (BR) tem álcool para o suprimento dos postos “bandeirados” pela empresa. Ainda assim o combustível está sendo “racionado”, pois o estoque – ao que tudo indica – parece estar próximo do fim.

“Na semana passada cheguei a ficar sem álcool”, diz o empresário José Antônio Marinho, proprietário do Posto Europa, bandeirado pela BR. Ele diz que a única distribuidora que ainda tem álcool em Mato Grosso é a Petrobras. “A BR compra o álcool na bolsa e faz estoque para a época da entressafra”, conta.

Marinho disse ter informações ainda de que algumas distribuidoras chegaram a tentar comprar álcool da Petrobras, mas não conseguiram. “Na verdade até a BR está com dificuldades. Estamos fazendo os pedidos de forma antecipada para não ficar sem o produto”, explica.

Para o dono do posto Santa Elisa, João Marcelo Borges, o consumidor vai ter que estar “preparado e antenado ao que o mercado está sinalizando. Acredito até mesmo que ele terá que usar outro combustível como alternativa, no caso dos carros flex”.

Sobre a falta de álcool hidratado no mercado, Borges confirmou a existência de problemas junto às usinas. “No momento praticamente ninguém tem álcool. Apenas a Barrálcool ainda está com estoque e está aumentando os preços para tentar segurar a demanda”, diz.

Diante da situação de escassez do combustível no mercado, os postos estão prevendo altas seqüenciais nos preços até à normalização do abastecimento.

ALERTA – “Enquanto o abastecimento não se normalizar, os preços poderão continuar subindo. Não temos noção de até quanto poderá chegar, mas não acreditamos que passará dos R$ 2,40 registrados na entressafra do ano passado”, diz uma fonte do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindipetróleo).

O posto Santa Elisa, que chegou a vender o álcool por R$ 1,44/litro, foi obrigado a reajustar os preços em R$ 1,79. Outros postos estão vendendo por R$ 1,86, R$ 1,99 e até R$ 2,05. (MM)

Fonte:Diário de Cuiabá