Sonolência ao volante, perigo constante
21 de agosto de 2012, às 15h12 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Estudos e pesquisas realizadas em diversos países apontam a Sonolência como responsável por um grande número de acidentes de trânsito (Reino Unido 10%, Itália 11,4%, Nova Zelândia 17%, Austrália 30%, Estados Unidos 20 a 40%).
No Brasil, um trabalho realizado por Rizzo G., intitulado Drowsy driving in the South of Brasil, entrevistou 1.000 motoristas (dos quais, 33,3% caminhoneiros) sobre os seguintes parâmetros: hábito de sono, roncos, sonolência diurna, sonolência ao dirigir e obesidade.
Observou-se que:
1) 254 motoristas tiveram um ou mais acidentes automobilísticos dos quais 20,1% apontando a sonolência excessiva como causa do acidente;
2) 58,2% dos entrevistados dirigiam ocasionalmente com sono e 16% freqüentemente;
3) 41,7% dos caminhoneiros referiram-se a cochilos ao dirigirem;
4) 58,4% tomavam algum estimulante para ficarem acordados; e
5) Somente 7,2% dos motoristas tinham o hábito de pararem o carro para descansar quando se sentiam cansados.
Na maioria das vezes, os acidentes causados por motoristas que dormiram ao volante, ocorrem nas estradas e resultam em morte ou lesões graves, devido às colisões serem frontais e em altas velocidades.
Dentre as causas da sonolência que podem acometer os motoristas está a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono, uma desordem da respiração durante o sono, caracterizada por uma obstrução das vias aéreas que causam as paradas respiratórias resultando em noites mal dormidas. Os portadores desta síndrome correm um risco 7 vezes maior de envolverem-se em acidentes de trânsito e 2,5 vezes maior de sofrerem acidentes de trabalho.
Lembre-se:
– Quando estiver dirigindo e a sonolência chegar, pare e lugar seguro e descanse. Jamais faça uso de artifícios para driblar a sonolência.
– Nas paradas para refeições, prefira alimentos mais leves. Uma alimentação pesada fará seu nível de energia baixar e a sonolência te pegar.
– Dirija somente se estiver descansado e bem disposto.
*Luiz Roberto M. C. Cotti
11.9357.7310 – 11.3467.6771
projeto@sobrevivencianotransito.com.br