Subcoberturas: uma breve análise

21 de agosto de 2012, às 15h12 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

.
Jorge Henrique Pezente, engenheiro civil – www.escolher-e-construir.eng.br. Em 25/08/2004

O telhado é a parte de uma edificação que está sujeito às maiores incidências provenientes das intempéries, ou seja, sol, chuva e vento. Pensando nisso, e tendo em mente que as telhas por si só não são totalmente eficientes no combate daqueles fatores climáticos, surgiram no mercado as chamadas subcoberturas. Bem, mas o que são subcoberturas?

Podemos dizer que são componentes que buscam uma melhor eficiência e durabilidade do telhado. Eficiência porque podem atuar como isolantes térmicos, melhorando o conforto para os usuários, e durabilidade porque protegem a estrutura do telhado e as partes internas da edificação, pois evitam as indesejáveis goteiras.

Então, se você vai construir ou apenas reformar o antigo telhado, utilize subcoberturas e é claro, selecione aquela que melhor atenda às suas necessidades, pois há diversas opções para escolha.

MANTAS PARA SUBCOBERTURAS

Mantas para subcoberturas são componentes colocados entre a estrutura de suporte e as telhas, com o objetivo de melhorar a estanqueidade através da retenção de eventuais vazamentos que possam ocorrer pelas telhas, contribuindo desta maneira, para uma maior eficiência e durabilidade do telhado.

Algumas destas mantas podem ser especificadas para apresentarem ambas ou apenas uma face com um filme refletor à base de alumínio, com o objetivo de aumentar o conforto térmico, através da reflexão das radiações térmicas provenientes do aquecimento das telhas. A foto ao lado, do fabricante Isolant do Brasil, ilustra um exemplo de aplicação de manta aluminizada.

Como se sabe, a cobertura está sujeita a uma maior incidência de chuva, sol e vento. Por isto é tão importante a execução de telhados que ofereçam ao mesmo tempo proteção contra as águas de chuva e conforto térmico.

Estes componentes vieram para ficar, e hoje em dia cada vez mais profissionais conscientes especificam subcoberturas, seja na construção de telhados novos, ou apenas na reforma de telhados antigos. No entanto, estes componentes devem ser entendidos como peças complementares para o telhado, que juntamente com um bom projeto e execução, aumentam a eficiência do conjunto. Sendo assim, subcoberturas não resolvem problemas de telhados mal projetados e executados.

Sendo leves, flexíveis, de fácil manuseio e colocação, estes componentes não necessitam de mão-de-obra especializada para a instalação, bastando apenas seguir as recomendações preconizadas nos manuais técnicos dos fabricantes. Apresentam ainda diversas espessuras e configurações, havendo sempre um modelo ideal para o seu telhado, o que proporciona uma ótima relação custo-benefício.
Confira abaixo alguns motivos para você usar estes componentes:

# Pedras atiradas sobre o telhado ocasionam a quebra das telhas, por onde ocorrem as indesejáveis goteiras e infiltrações;

# Serviços de manutenção sobre o telhado podem provocar o deslocamento, trincas e até mesmo a quebra de telhas, ocasionando goteiras e infiltrações;

# A chuva carreada pelo vento pode penetrar entre as telhas mal encaixadas, ocasionando goteiras e infiltrações;

# Telhados com inclinações inadequadas podem provocar goteiras e infiltrações;

# Deformação da estrutura de suporte do telhado, provocando uma redução na inclinação do mesmo, por onde ocorrem goteiras e infiltrações;

# Aumento do conforto térmico com o uso de subcoberturas aluminizadas, tendo-se como conseqüência, um ganho na qualidade na vida dos usuários;

# Aumento da produtividade em ambientes de trabalho com o uso de subcoberturas aluminizadas, proporcionando temperaturas adequadas.

Gostou? Pois é, estas são apenas algumas vantagens. Então não se esqueça, quando for construir ou reformar o telhado, especifique mantas para subcoberturas.