Sustentabilidade tem papel central nas empresas

14 de junho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O movimento global de sustentabilidade nas empresas deverá seguir quatro grandes tendências nos próximos anos, de acordo com estudo realizado pela consultoria britânica SustainAbility. O trabalho foi divulgado na Conferência Internacional do Instituto Ethos, que teve início ontem em São Paulo.

O estudo foi baseado no modo como as empresas estão incluindo as questões sociais e ambientais nas suas estratégias de negócios, e mostra que há quatro principais cenários. Em um contexto, a sociedade consegue atender às demandas sociais sem degradar o meio ambiente. Em outro cenário, há ganhos ambientais, mas a população mais pobre não se beneficia, pois há retração da economia. Em outra projeção, as demandas sociais são atendidas, mas aspectos ambientais são deixados de lado. No quarto cenário, nem as demandas sociais nem o meio ambiente conseguem avanços significativos.

Os cenários representam possíveis rumos que o movimento da sustentabilidade nas empresas deve tomar nos próximos anos. Para Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos, todos os cenários envolvem ainda o crescimento da importância dos países emergentes e o aumento da urbanização.

A consultoria SustainAbility inovou o conceito de gestão tradicional ao incorporar questões sociais e ambientais às estratégias empresariais. Difundiu, entre outras coisas, a prática de relatórios de responsabilidade corporativa. Segundo Young, do Ethos, a responsabilidade social dentro das empresas começa a ganhar mais força no Brasil.

O dilema das empresas de incorporar a sustentabilidade nas estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que são pressionadas a apresentar resultados financeiros de curto prazo, deve permear as discussões da Conferência Internacional do Instituto Ethos.

A conferência foi aberta com um debate sobre responsabilidade social nas empresas de comunicação. O modo como essas empresas estão colocando o tema em pauta e na gestão das empresas esteve no centro das discussões.

Fonte: Estado de S. Paulo.