Tecnólogo em Controle de Obras é reconhecido pelo Confea

30 de março de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A profissão de Tecnólogo em Controle de Obras foi reconhecida no dia 27 de março pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) após seis anos de luta. O Curso Superior em Tecnologia de Controle de Obras consta no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação (Mec). Todavia, a profissão não fazia parte da Tabela de Títulos Profissionais do Confea – Resolução nº 473/2002. Esse fato impedia que os estudantes formados exercessem legalmente a profissão.

A vitória no reconhecimento foi conquistada com a aprovação do processo CF-2984/2007, por unanimidade, na última sessão plenária do Confea (nº 1.358) realizada nos dias 25 a 27 de março de 2009, na sede do conselho federal, em Brasília. Os egressos receberão o titulo de Tecnólogo em Controle de Obras, o qual será inserido na tabela de Títulos Profissionais, anexo da Resolução nº 473, de 2002.

O Diretor Geral do Campus Cuiabá do IFMT, professor Ali Veggi Atala, juntamente com o professor e deputado federal, Eliene Lima (PP-MT), a pedido da chefe do Departamento de Área de Construção Civil (DACC), Sandra Maria de Lima, reuniram-se no mês fevereiro com o presidente do Crea-MT, Tarcisio Bassan para discutir sobre o reconhecimento da profissão. Logo em seguida, houve uma ação dos professores, Ali Veggi Atala e deputado federal Eliene Lima, junto ao presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, para que o processo CF – 2984/2007 que tratava do reconhecimento da profissão entrasse na pauta da próxima sessão plenária do Confea.

“A partir de agora nossos estudantes que já se formaram e que se formarão terão o direito garantido de exercer legalmente a profissão de Tecnólogo em Controle de Obras e ter todas as suas atribuições e competências reconhecidas pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). Antes nossos alunos se graduavam, mas não tinham o direito ao registro junto ao Crea-MT”, explana Ali Veggi Atala.

Para a chefe do DACC, Sandra Maria de Lima, o reconhecimento foi uma conquista há muito tempo sonhada pelos ex-alunos e pela Instituição, os quais tentavam intervir junto ao Confea para resolverem a situação profissional. “Somente a ação conjunta do deputado federal, Eliene Lima e do Diretor Geral, professor Ali Veggi Atala, agilizaram os trâmites do processo”, conta Sandra Maria de Lima.

*O Documento