Três anos de administração: As ações que estão construindo um novo Crea em MT

2 de março de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 11 minutos

Compartilhar esta notícia

Nos últimos três anos a valorização do profissional da área tecnológica norteou os trabalhos realizados pela presidência do Crea-MT. Os trabalhos estiveram focados nas atividades que o Conselho, em essência, mantém como primordial: a fiscalização do exercício profissional.

O Crea-MT alcançou resultados inéditos como dar condições de trabalho às equipes de fiscalização com: aquisição de veículos, abertura de novas inspetorias e escritórios regionais, capacitação de fiscais, estruturação de inspetorias com móveis, computadores, a entrega das sedes próprias de Rondonópolis, Sinop e do Crea em Cuiabá, realização de concurso público para contratação de novos fiscais, além de outras ações como o convênio firmado com o Tribunal de Contas da União (TCU) que disponibiliza para o Crea-MT, as informações das obras públicas estaduais através do Sistema via-satélite GeoObras.

Também viabilizou as condições para que as regionais possam desenvolver suas atividades de forma integrada e organizada. Atualmente são 21 inspetorias, dois escritórios regionais e a sede do Conselho em Cuiabá.

Mas as novidades não param por aí. O Crea quer resgatar a importância dos inspetores e buscar uma estrutura ideal para a fiscalização do exercício ilegal das profissões da área tecnológica em todo estado. Após a implantação do Sistema Apolo que com certeza deu um salto em modernidade administrativa, nossas inspetorias e escritórios prestam os mesmos serviços oferecidos pela sede.

O Crea-MT de hoje, mantém um relacionamento de maior respeitabilidade com os profissionais do interior do estado, de todas as esferas, o que têm fortalecido cada vez mais sua credibilidade. Confira a seguir uma retrospectiva do triênio 2006/2008.

– Pavimentação e urbanização do estacionamento do Crea-MT, instalação de totem luminoso.

– Mais de nove mil profissionais se recadastraram:
Exatos 9.143 mil profissionais da área tecnológica do Estado realizaram o recadastramento e já começam a obter gratuitamente a nova carteira de identidade do Sistema Confea/Crea, que agora mantém um cadastro nacional atualizado, padronizado e unificado, facilitando o procedimento de concessão de vistos e certidão de registro. Em Mato Groso, o Crea encaminhou avisos sobre o recadastramento pelo correio. A nova identidade profissional é válida e reconhecida em todo o território nacional.

– Boleto de anuidade passou a ser emitido pela internet:
Além de receber em casa ou no seu trabalho os boletos de anuidade os profissionais podem imprimi-lo pela internet. O serviço beneficia principalmente os que atuam no interior e já não precisam se deslocar até a capital ou inspetoria para manter em dia o registro profissional.

– Sessões Plenárias Modernizadas:
Em janeiro 2006 as sessões plenárias do Conselho eram apenas gravadas em fitas cassete, com pouca qualidade de áudio, vida útil baixa e interrupção da gravação a cada troca de fita. Hoje as plenárias são gravadas em CD sem interrupção, pois o áudio é armazenado diretamente no computador.

– Plenárias Itinerantes:
Implantada pela atual gestão oportuniza a sociedade a conhecer melhor o Conselho e a sua atuação. Uma vez por ano o interior conta com a presença da Plenária do Crea que é composta pelos conselheiros regionais, representantes de instituições de ensino superior e entidades de classe.

Em Sinop foi realizada em junho de 2006. Em Rondonópolis, em setembro de 2007 e, em maio de 2008 na cidade de Tangará da Serra.

– Pacto Profissional e Social:
Esse foi o tema do 6º Congresso Estadual de Profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, que o Crea-MT realizado em maio de 2007, no Centro de Eventos do Pantanal. Os objetivos foram discutir as novas legislações para os profissionais do Sistema Confea/Crea – salário mínimo profissional, o exercício legal da profissão e o papel desses profissionais no desenvolvimento socioeconômico de Mato Grosso.
Pelo menos 400 pessoas, entre alunos, profissionais, empresários e líderes governamentais discutiram propostas políticas, estratégias e programas de atuação para integrar o Sistema Confea/Crea à sociedade.

Outras 500 pessoas entre profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea e populares participaram em abril de 2007 dos Pré-congressos realizados no interior do estado nas cidades de Tangará da Serra, Cáceres, Sinop, Rondonópolis e Barra do Garças.

– Apoio e participação:
O Crea-MT está mais presente junto à sociedade participando e apoiando eventos como: a exposição de arquitetura que projetou uma “Cuiabá do Futuro”, o I Simpósio de Recursos Hídricos do Norte e Centro-Oeste; a primeira feira de negócios de Várzea Grande – Mercovag; a primeira Feira de Móveis, Construção e Decoração – Confortex; o seminário de arquitetura que discutiu política habitacional de assistência técnica, o workshop sobre Engenharia Química, entre outros.

– PCCS:
A atual gestão juntou esforços para estudar e organizar um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) especificamente para o Crea-MT com o objetivo de colocar parâmetros e condições de reconhecimento o desempenho dos servidores, através de critérios que proporcionam igualdade de oportunidades profissionais, garantindo a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

– Parcerias:
Mostrando-se pró-ativo o presidente do Regional Mato-grossense Tarciso Bassan, buscou promover para os profissionais do Sistema e para o Crea-MT a aproximação com diversos setores políticos, onde as necessidades de Mato Grosso foram colocadas pontualmente a exemplo das reuniões que teve, com deputados federais e com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, em fevereiro do ano passado.

As parcerias com MPF e TCE também garantiram maior amplitude à fiscalização do Conselho.

– O governador Blairo Maggi recebeu o presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan. O objetivo foi concretizar um convênio entre Governo do Estado de Mato Grosso e Conselho para favorecer o controle interno das construções, reformas e, a qualidade do serviço e dos materiais empregados nas obras estaduais.

– Interior:
O Crea-MT está cumprindo seu papel de viabilizar as condições para que suas inspetorias e escritórios possam desenvolver suas atividades de forma integrada e organizada. Em três anos novas inspetorias do Crea foram criadas. Hoje são 21 inspetorias e dois escritórios regionais, totalizando 23 postos que podem atender ao profissional do Sistema em Mato Grosso.

– Os anos de 2006 e de 2007 foram dedicados a um diagnóstico minucioso sobre as necessidades administrativas e estruturais das inspetorias. Já 2008, com as necessidades levantadas as inspetorias e os escritórios receberam móveis novos e computadores interligados diretamente com a sede. Instalação de internet em 100% das inspetorias. As contas de telefone também foram economizadas com a implantação de um chat interno (neos) para comunicação entre as áreas da sede e as inspetorias e a, interligação da sede e inspetorias via sistema Corporativo;

– A modernização administrativa e tecnológica não parou por aí. Foi inaugurada em 2007 a sede própria da Inspetoria de Rondonópolis e, em 2008 a de Sinop.

– Aquisição de Veículos:
Inspetorias contempladas: Sinop, Sorriso, Rondonópolis, Barra do Garças, Tangará da Serra, Cáceres, Primavera do Leste, Várzea Grande, além da FPI, Administração e Fiscalização.

– O Crea-MT apoio as entidades de classes nas realizações de seus eventos a exemplo da palestra que discutiu a legislação urbana de Cuiabá, pela Abenc; o encontro sobre soluções tecnológicas para saneamento básico e o Dia do Engenheiro Sanitarista da Aeasa; as discutições sobre as tabelas de honorários do Sintec; duas edições do Seminário de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Rondonópolis pela Areagro; entre muitas outras.

– PREVENÇÃO:
– A Fiscalização Preventiva Integrada coordenada pelo Crea-MT e realizada em parcerias com outros órgãos públicos do Estado realizou nesses três anos pelo menos 120 ações em escolas, locais de carnaval de rua e outros eventos festivos, drogarias, setor hoteleiro, entre outros setores públicos e privados.

– Crea intensifica fiscalização:
– Além das verificações diárias realizadas pelos fiscais do Conselho sobre o exercício profissional a Fiscalização do Crea-MT realiza anualmente operações que reúnem fiscais das inspetorias e fiscaliza obras e serviços verificando a existência do responsável técnico legalmente habilitado. Para se ter uma idéia da abrangência da ação somente no primeiro semestre de 2008, 258 empresas foram visitadas, sendo identificadas 191 obras irregulares e apenas 67 regularizadas. Entre os ramos das empresas fiscalizadas estão de construção civil, as provedoras de internet, de manutenção e instalação de ar condicionado e armazenagem de grãos, entre outras.

– Além de fiscalizar o exercício profissional o Crea-MT leva até empresas e órgão públicos palestras para profissionais do Sistema Confea/Crea.

– Desenvolveu campanha sobre o salário mínimo profissional, principalmente em prefeituras do Estado.

– Com a Assembléia Legislativa criou as Câmaras Técnicas dos Conselhos Profissionais dentro da AL e recebeu certificado de Responsabilidade Social.

– Em Sessão Plenária de setembro de 2007, foi criada a Câmara Especializada de Engenharia Florestal (CEEF). O objetivo é aprimorar a fiscalização das atividades florestais no Estado.

– O presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Engenheiro Civil Marcos Túlio de Melo, recebeu em outubro de 2007 o título de Cidadão Mato-grossense. A justificativa para a homenagem da Assembléia Legislativa, requerida pelo deputado José Riva foi o reconhecimento pelos serviços prestados ao Estado no âmbito dos trabalhos desenvolvidos pelo Crea-MT.

– O Crea-MT passou a comemorar o aniversário do Conselho no Estado, assim como as profissões do Sistema, valorizando os profissionais com cartões comemorativos e mensagens eletrônicas.

– A Plenária criou um Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade. É coordenado pelo Diretor Administrativo e Técnico em Edificações Givaldo Dias de Campos que desenvolve reuniões com diversos segmentos da sociedade e poderes também com o objetivo de envolver e conscientizar a sociedade a respeito do tema acessibilidade.

A implantação do GT ocorreu em fevereiro de 2007 e definiu como políticas internas de inclusão social para o Conselho o treinamento de funcionários, a avaliação de 22 imóveis, a elaboração de projetos arquitetônicos, a execução de obras, e, a implantação de acessibilidade em documentos, folders e internet. O Crea-MT também aderiu à “Campanha da Acessibilidade A Vida sem Obstáculos”, promovida em parceria com o Ministério Publico do Estado, Prefeitura de Cuiabá, entre outros.

Através de Moções de Aplausos, organizadores e participantes do curso que abordou conceituação, legislação e aplicação sobre acessibilidade e mobilidade urbana promovido pelo GT de Acessibilidade, tiveram seus esforços reconhecidos pela Câmara de Vereadores de Cuiabá.

Prefeituras foram informadas por carta sobre o cumprimento e fiscalização das normas sobre Acessibilidade. E, em agosto do ano passado, foi realizada uma audiência pública organizada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE) com o objetivo de cobrar a acessibilidade nos estabelecimentos comerciais e prédios de uso comum de Cuiabá; e, sensibilizar o profissional da área tecnológica quanto à acessibilidade em seus projetos e obras.

– O Crea-MT conquistou cadeira no Conselho Diretor do Fundo Estadual de Transportes e Habitação (Fethab) e no Conselho das Cidades e, sugere Comitê para acompanhar aplicação dos recursos do PAC;

– GESTÃO MODERNA:
– Crea-MT investe em trabalhos de motivação para funcionários; Palestra aborda desenvolvimento de habilidades e mudanças internas; Seminários para Fiscalização;

– Mato Grosso teve através do Crea participação nos SOEAAs de 2007 e 2008. Este ano será responsável pela programação cultural da edição que ocorrerá em Manaus e em 2010, Cuiabá sediará a 67ª SOEAA.

– Realizando um sonho dos profissionais mato-grossenses de terem a sede do Crea-MT construída em um local privilegiado, foi conquistado um terreno de 5.443,77 m², localizado no Centro Político Administrativo. Para construção da futura sede foi realizado o Concurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura. Cinco trabalhos foram finalistas. Ao todo 22 anteprojetos de profissionais vários estados brasileiros concorreram.

– Com uma fachada moderna e estrutura física que oferece maior conforto e comodidade ao profissional do Sistema Confea/Crea e Mútua o presidente do Crea-MT, Engenheiro Civil Tarciso Bassan inaugurou em dezembro do ano passado a reforma da sede do Conselho em Cuiabá. Além de dobrar a área para atendimento ao público, a reforma contemplou uma sala para os profissionais com dois terminais de internet e mesa de reuniões, sala para a Caixa de Assistência dos Profissionais – Mútua, entidades e um posto de atendimento bancário. No prédio também funcionam os setores da Ouvidoria, Contabilidade, Serviços Gerais, Almoxarifado e Central de Informações.

– A sede do Crea em Cuiabá também ganhou com:

Controle dos gastos; Contratação de auditoria independente para os anos de 2006 e 2007; Auditoria quadrimestral; Economia nos processos administrativos; Incremento Orçamentário com aumento de 21% em relação ao exercício anterior; Superávit positivo; Adesão ao Sistema Comprasnet;
Aquisição de Central Telefônica Digital;
Quadruplicado o link da Internet para acesso dos profissionais,
Desenvolvido um novo site mais funcional e preparado para as exigências de acesso;
Implantação do Sistema Apolo;
Concurso Público;
Implantação do serviço gratuito 0800-6473033

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT