Três disputam o cargo de presidente do Crea-MT

24 de abril de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Eleição será no dia 04 de junho

Três profissionais da área tecnológica estão na disputa para a presidência do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). As eleições acontecem dia 04 de junho e prometem ser o segundo maior processo eleitoral do país, depois das eleições gerais. Mais de 900 mil profissionais em todo país, escolherão um novo presidente para o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de seu Estado.

A Comissão Eleitoral Regional (CER) publicou no final de março o nome dos inscritos para a disputa. Estão no páreo o Arquiteto Allan Augusto Rocha, a Engenheira Sanitarista Suzan Lannes de Andrade e o Engenheiro Civil Tarciso Bassan – atual presidente do Conselho, afastado para concorrer à reeleição.

Com a utilização de infra-estrutura disponibilizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os mais de 8,5 mil profissionais da área tecnológica em Mato Grosso , poderão ir às urnas. Em todo país, são mais de 900 mil profissionais.

Além de presidentes de Creas para os estados brasileiros, o processo eleitoral escolherá o presidente do Conselho federal (Confea), seis conselheiros federais representantes dos grupos profissionais, além dos diretores gerais da Caixa de Assistência dos Profissionais (Mútua), de cada estado.

Em Mato Grosso, os nomes dos candidatos a diretor geral da Mútua foram publicados no início de abril. São eles: o Engenheiro Agrimensor Carlos Roberto Michelini, o Engenheiro Agrônomo Ruy Nogueira Barbosa e, o Engenheiro Civil Wilson Conciani, o qual tenta a reeleição.

O processo eleitoral será todo informatizado. As urnas, num total de 48, disponíveis em todas as inspetorias, sede e outros locais que ainda serão definidas pela CER, serão cedidas pelo TRE. Serão os mesmos equipamentos utilizados em eleições para cargos dos poderes Executivos e Legislativos, no País. As eleições para o Confea, Crea e Mútua ocorrem a cada três anos.

Conforme o calendário eleitoral, o último prazo para impugnação do registro de candidaturas foi no dia 19 de março. A Comissão Eleitoral Federal deverá publicar edital com resultado final do julgamento das candidaturas registradas e indeferidas no dia 25 de abril,para todos os Creas.

Toda a legislação relativa ao processo eleitoral nacional, além dos editais e do calendário das eleições está disponível no site do Confea (www.confea.org.br). E, na página do Crea-MT (www.crea-mt.org.br) há informações específicas sobre a eleição em Mato Grosso.

Profissionais precisam escolher local para votação – De acordo com o coordenador da CER em Mato Grosso, conselheiro André Luiz Shuring, ao contrário das eleições anteriores, a designação dos eleitores para cada urna será feita com antecedência, como ocorre nas eleições para os cargos de representação política. “Isto é uma das exigências feitas pelo Tribunal Superior Eleitoral para coordenar as eleições no Sistema”, informou.

Shuring avisa que para isso, todo profissional deverá verificar com antecedência a localização da urna na qual irá votar, podendo, se quiser, alterar este local, inclusive para outro município onde houver urna instalada. “As alterações poderão ser feitas pelo próprio profissional acessando o sistema até o dia 01 de maio”, ressaltou.

Para proceder a alteração basta ao profissional, entrar no Portal do Crea-MT, na parte de ART On-line com seu número de CPF e senha pessoal, e confirmar o endereço do seu local de votação. Caso queira alterá-lo, basta clicar na barra inferior e proceder a mudança.

Shuring também lembra que para votar é preciso que o profissional esteja quite com sua anuidade no Crea-MT. “Essa quitação também possui prazo e vai até o dia 03 de maio”, completou.

Em 12 de maio será divulgada lista contendo nome e local de votação de profissionais inscritos no sistema, não só do estado, mas de todo o país.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT