UFMT celebra 50 anos do curso de Agronomia com homenagens a docentes e ex-alunos
17 de dezembro de 2024, às 17h34 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizou uma homenagem em celebração aos 50 anos do curso de Agronomia, nesta terça-feira (17). O evento, que aconteceu no anfiteatro Helmut Forte Daltro (Batatão), na UFMT, foi marcado por uma moção de aplausos dedicada a figuras de destaque que contribuíram para o desenvolvimento do curso, com atenção especial aos docentes que fizeram história.
Compuseram a mesa o diretor da Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ), Ismael de Barros Rocha; o coordenador de Ensino de Graduação do Curso de Agronomia, Márcio do Nascimento Ferreira; representando os docentes, Helmut Forte Daltro; representando os técnicos administrativos, Arlindo Pedroso Salles, a vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Lys Sueli Barco e representando os discentes, a presidente do Centro Acadêmico de Agronomia, Marly Bahri.
O professor Helmut Forte Daltro, juntamente com o professor Gabriel Novis Neves, foram responsáveis por idealizar e criar o Centro de Ciências Agrárias, além de assumirem a instalação e implantação do curso de Agronomia na UFMT.
Também participou do evento, o professor doutor Aluísio Brigido Borba Filho, que foi o primeiro chefe do Departamento de Agronomia, que atualmente equivale a função de Coordenador de Ensino de Graduação. O profissional foi um dos pioneiros no curso e, na cerimônia, ele prestou homenagem a todas as instituições públicas e privadas que contribuíram com a consolidação da agronomia.
O coordenador da Câmara de Agronomia e presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso (AEA-MT) Luiz Henrique Vargas, também participou das homenagens.
A vice-presidente do Crea-MT, engenheira agrônoma Lys Sueli Barco, esteve presente na mesa de honra e, como ex-aluna do curso, compartilhou sua gratidão e orgulho: “Esse curso transformou minha vida profissional e pessoal. Parabenizo a UFMT por esse marco e por sua contribuição à formação de engenheiros agrônomos competentes que estão diretamente ligados ao desenvolvimento econômico e agrícola de Mato Grosso, que atualmente é um dos maiores produtores do mundo”.
O curso de Agronomia da UFMT foi criado em 14 de novembro de 1974, sendo um dos pioneiros na formação de profissionais para atender às demandas agrícolas do Centro-Oeste brasileiro. As atividades se iniciaram em 1975. Ao longo das décadas, consolidou-se como uma referência em ensino, pesquisa e extensão, colaborando para o avanço da agricultura sustentável e da pecuária em nível regional e nacional. O legado do curso é reconhecido tanto pela excelência acadêmica quanto pelo impacto positivo na sociedade.
Durante a cerimônia, a presidente do Centro Acadêmico de Agronomia, Marly Bahri, também expressou sua admiração e gratidão pelo Crea-MT.
“Ao Crea, obrigada pela participação, por estar aqui hoje. Futuramente estaremos todos com vocês”, finalizou.
Texto: Maria Cecília Borges
Sob a supervisão da Assessoria de Comunicação do Crea-MT