Universidade da Paz propõe parceria com o Confea

18 de setembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Uma Parceria entre o Confea e a Universidade da Paz foi tema de reunião realizada hoje, 18 de setembro, entre o presidente do Confea, eng. Marcos Túlio de Melo, e a arquiteta Regina Fitipaldi. Ela propôs a realização, nos Creas, do curso de formação transdisciplinar em ecologia.

O curso é realizado hoje na Universidade da Paz, em Brasília. Por se tratar de uma abordagem transdisciplinar, interessa a profissionais com diversas formações, inclusive engenheiros, arquitetos e agrônomos. “Trabalhamos com projetos ligados ao desenvolvimento sustentável e propomos uma reflexão sobre a relação humana com o planeta. A engenharia tem um papel importante nesse processo”, ressaltou Regina.

Para Marcos Túlio, a proposta vai ao encontro do que está sendo preparado para os debates do Congresso Mundial de Engenheiros (WEC, de World Engineers’ Convention), que será realizado pelo Confea, em Brasília, em dezembro de 2008. Com uma expectativa de reunir cerca de seis mil profissionais de todo o mundo, os temas do evento estão sendo desenvolvidos em torno das Metas do Milênio propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Precisamos qualificar o debate nacional em torno dessa temática, principalmente sobre como a engenharia tem de evoluir para dar esse salto que a humanidade precisa dar para resolver os problemas ambientais e sociais que enfrenta atualmente”, ressaltou Marcos Túlio. Segundo ele, a proposta será submetida à deliberação do Colégio de Presidentes, cuja próxima reunião será nos dias 15 e 16 de outubro, em Pernambuco.

Outras parcerias, como, por exemplo, o projeto “Educação Gaia”, também foram debatidos no encontro. Eles serão submetidos ao GT de Meio Ambiente e aos responsáveis pelo projeto “Pensar o Brasil”.

Fonte:Confea