Venda on-line deve crescer 45%
9 de maio de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O Dia das Mães será comemorado no próximo domingo (13) e segmentos do comércio eletrônico e convencional estimam crescimento nas vendas pela ocasião da data. Conforme previsão da empresa de pesquisa e marketing on-line E-bit, o comércio eletrônico em Mato Grosso deve faturar 45% a mais este ano, devendo atingir R$ 3,7 milhões ante R$ 2,5 milhões conquistados em 2006.
No ano passado a faixa de consumo ou tíquete médio do internauta nas vésperas do Dia das Mães ficou em torno de R$ 396 e pode alcançar os R$ 416, representando um aumento de 5%. O valor do tíquete médio em Mato Grosso é maior do que o da média de vendas nacional, registrado em R$ 286 no ano passado.
Segundo o diretor-proprietário da TN Brasil (empresa mato-grossense especializada em balcão de negócios eletrônico), Ivo Debona, além das classes A e B, que consomem com mais freqüência pela rede de computadores, são as classe C e D que também estão modificando seus hábitos de consumo beneficiadas pelo uso da internet nos locais de trabalhos e lan houses.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), José Alberto Vieira de Aguiar, estimativa que o comércio convencional tenha um faturamento entre 5% e 6% superior em relação a 2006, mas não arrisca projetar valores. Para Aguiar esta aparente euforia não se justifica em função de que tem acompanhado o setor do comércio tradicional e reconhece que ainda há muita retração no mercado mato-grossense. Ele se declara surpreso com a previsão anunciada para o mercado eletrônico de Mato Grosso. “Nem na época da Copa do Mundo houve este crescimento”.
O presidente da CDL lembra que um dos poucos setores que tem registrado performance acima da média é o do mercado de veículos e motos, que desde 1991 não tinha uma performance de 25%. Segundo José Aguiar, o perfil do consumidor que opta pela compra presencial é o que gasta na faixa mínima de R$ 50 e prefere o parcelamento em duas vezes. “As compras parceladas representam em torno de 70% do total das vendas concretizadas diretamente nas lojas”.
Fonte:Gazeta Digital