Visando contribuir com a prevenção do câncer de mama, Crea-MT adere à campanha “Outubro Rosa”

17 de outubro de 2022, às 17h55 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Com o objetivo de incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) aderiu à campanha Outubro Rosa. Por esse motivo, durante todo esse mês, o setor de atendimento ao público permanecerá decorado com a cor alusiva à ação.

O movimento em questão nasceu no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

Juares Samaniego | Presidente do Crea-MT

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

A colaboradora do Crea-MT Maria de Los Angeles, que enfrentou e venceu a batalha contra o câncer de mama, enfatiza a importância do diagnóstico precoce da doença: “Eu descobri o câncer em dezembro de 2006, tratei e concluí o tratamento mais radical em agosto de 2008, mas ainda tive que permanecer me medicando por mais cinco anos porque se tratava de um câncer bem agressivo. Quando eu descobri a doença estava no início, mas o câncer já havia atingido todas as glândulas do braço esquerdo. O câncer já tinha raízes, então se eu tivesse demorado um pouco mais talvez ele tivesse se espalhado”, disse.

Maria de Los Angeles | Colaboradora do Crea-MT

Maria de Los Angeles reitera ainda a importância da realização do autoexame, até mesmo antes dos 40 anos de idade. “Essa é uma doença que não tem idade, eu vi casos de pessoas com 20 e poucos anos com câncer de mama. Pode ser que a maioria dos casos seja acima dos 40, mas pode ocorrer antes também. Então a pessoa tem que estar sempre se auto examinando. O câncer, desde que descoberto no início, é curável, então a gente não pode ter medo dele”, salientou.

Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego, abraçar causas como essa é de suma importância, já que se trata de salvar vidas. “Essa é uma iniciativa importantíssima. É nosso papel abrir os olhos não só dos nossos colaboradores, mas também dos profissionais que integram o Sistema Confea/Crea e Mútua. Por isso a prevenção e a divulgação de informações sobre esse assunto é essencial”, destacou.

Adriana Imbriani | Gerente de Infraestrutura e Logística do Crea-MT

Em concordância, a gerente de Infraestrutura e Logística do Crea Mato Grosso, Adriana Imbriani, afirma ainda que o objetivo da campanha é alertar todos os funcionários da autarquia, e não somente as mulheres. “Dessa forma, as informações acerca da doença serão repassadas também aos familiares, amigos e pessoas próximas. Quanto mais gente souber da importância da prevenção e diagnóstico precoce, menores serão os riscos”, finalizou.

Sarah Mendes sob supervisão Cristina Cavaleiro
Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) / Fotos: Cristina Cavaleiro