Visitação técnica e palestra sobre nanotecnologia foram temas dessa manhã

16 de abril de 2009, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Uma visitação técnica ao Memorial da Água Engº José Luiz de Borges Garcia e uma palestra sobre “Nanotecnologia aplicada a Engenharia, Arquitetura e a Agronomia” com o palestrante Rafael Cardin Tasin, foram as atividades na manhã desta quinta-feira (16.04), da 1ª Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Fec-MT.

Durante a visita os participantes puderam ver que o Memorial foi criado em volta das duas principais estações de tratamento de água de Cuiabá. A Estação de Tratamento de Água I – ETA I e a Estação de Tratamento de Água – II, as quais abastecem 60% da capital mato-grossense de água potável.

Localizada na Avenida Presidente Marques, a ETA I foi construída em 1940 e a segunda Estação de Tratamento – ETA II – General Austragésilo Homen de Mello- inaugurada 22/02/1970 localizada na Avenida São Sebastião. Abriga também o Auditório Eng° José Luiz de Borges Garcia (onde as palestras estão ocorrendo), a Sala de Memória, a Sala de Pesquisa, a Biblioteca temática de Água, entre outros.

Os visitantes puderam acompanhar, passo a passo, o processo de purificação da água nas estações de tratamento de água com capacidade para processar 1.250 litros/segundo de água tratada. Um Café Livre denominado “Mestre China”, o Caminho das Águas e um Chafariz complementam o ambiente do Memorial das Águas.

O espaço também abriga um laboratório de bacteriologia “Neco Borges”-, localizado na ETA I denominada “Engº José Brunello Bombana” e um Laboratório Físico-Químico” Donizete Nonato da Conceição”, localizado na ETA II, além de outros documentos e fotografias. “A história deve ser compartilhada pela sociedade e servir como instrumento de educação, não só como objeto de contemplação, para que esta contribua para a formação do cidadão e, neste contexto a água é essencial”, disse o chefe de gabinete do Crea-MT, Engenheiro Sanitarista Jesse Rodrigues, sobre a visitação ao espaço.

Logo na entrada do memorial, o visitante observa maquetes dos prédios que abrigam o Memorial da água; maquete da captação do Ribeirão do Lipa e do Parque das Águas; mostras fotográficas; paisagens de fontes e bicas não mais existentes desenhadas pelo Arquiteto Moacyr de Freitas; vídeos; acervo constituído de objetos, peças e equipamentos; e, acervo de equipamentos de consertos de redes de água, ferramentas, peças de hidrômetros.

Para o período da tarde estão previstas as palestras “Alvenaria Estrutural em Blocos de Concreto e o Programa Habitacional Brasileiro” com Fernando Crosara da ABCP e “Medição Eletrônica de Vazão.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT
Com Assessoria Sanecap

Fotos-legendas: Em destaque a Pintura de Debret, abaixo foto 1 Primeira Bomba, foto 2 Auditório Engª. Eliana Rondon, foto 3 Café Bar Mestre China, foto 4 vista geral, foto 5 ETA II, foto 6 Laboratório Donizete Conceição, foto 7 Sala de Memória, foto 8 Biblioteca Eudésia Gomes.